O Vínculo Terapêutico e suas Implicações na Prática Clínica Fonoaudiológica: uma revisão sistemática
Resumo
Introdução: o vínculo terapêutico pode ser considerado o ponto central do processo terapêutico fonoaudiológico, pois possibilita a construção de um trabalho significativo entre os participantes da prática clínica. Objetivo: Avaliar as implicações do vínculo terapêutico, no campo da clínica fonoaudiológica. Procedimento metodológico: Combinações de palavras apropriadas e truncamentos foram selecionados e ajustados, especificamente, para cada banco de dados eletrônico. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes e analisados em duas fases. O risco de viés foi avaliado com a ferramenta JBI’s critical appraisal tools Resultados: De 2.229 artigos, 49 foram elegíveis para leitura de texto completo e seis foram incluídos. Considerando o risco geral de viés dos estudos, dois artigos foram julgados com baixo risco de viés, dois com risco moderado e dois com alto risco. Devido à alta heterogeneidade metodológica entre os estudos incluídos e a ausência de dados quantitativos, não foi possível realizar a meta-análise. Pela análise qualitativa, foi possível verificar que o vínculo terapêutico apresenta implicações significativas no processo terapêutico fonoaudiológico, tais como, melhoria das habilidades comunicativas dos pacientes, potencialização de fatores relacionados à motivação e ao engajamento terapêutico. Conclusão: O vínculo terapêutico apresenta influência positiva no fazer clínico, assumindo papel relevante no desenvolvimento do trabalho fonoaudiológico.
Palavras-chave: vínculo; fonoaudiologia; clínica; terapia; revisão sistemática
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.