Descrição dos Achados Audiológicos, Sintomas Otoneurológicos e Gerais em Adultos Acometidos pela Covid-19

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever os achados audiológicos, sintomas otoneurológicos e gerais em adultos acometidos pela Covid-19. Trata-se de estudo descritivo realizado em uma instituição de ensino superior em parceria com a saúde pública municipal. A amostra foi composta por 90 adultos brasileiros maiores de 18 anos submetidos à anamnese otoneurológica e geral, bem como à avaliação auditiva. Dos participantes, 64,4% eram do sexo feminino e foram avaliados ao longo de 90 dias após o diagnóstico de Covid-19. As principais queixas otoneurológicas foram zumbido, tontura e plenitude auricular. As queixas gerais incluíram dores no corpo, queda de cabelo, perda de memória, dores de cabeça e dificuldade de foco. A análise revelou ocorrência de perda auditiva neurossensorial, alteração nos reflexos acústicos e nas emissões otoacústicas por produto de distorção. O uso de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina não influenciou os resultados audiológicos. Entretanto, as alterações nas emissões otoacústicas por produto de distorção foram relacionadas à internalização. Conclui-se, na amostra estudada, presença de sintomas otoneurológicos após a Covid-19, bem como alteração nas emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção e nos reflexos acústicos mesmo na presença de limiares auditivos dentro dos padrões da normalidade.

Biografia do Autor

Maria Cristina Alves Corazza, Universidade do Oeste Paulista/ Faculdade de Medicina de Presidente Prudente - SP

Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP, Brasil. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). e-mail: criscorazza40@gmail.com

Publicado
2025-03-18
Como Citar
CORAZZA, M.; ALCARÁS, P.; DE ARAÚJO, C.; DE LACERDA, A.; ZEIGELBOIM, B. Descrição dos Achados Audiológicos, Sintomas Otoneurológicos e Gerais em Adultos Acometidos pela Covid-19. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 69, p. 162-189, 18 mar. 2025.