Avaliação na Prática do Ensino Remoto em Escolas Municipais de São Luís – MA

  • Fernando Ricardo Lopes Silva Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Resumo

Realizou-se uma investigação com docentes do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a implementação do
ensino remoto em escolas municipais de São Luís-Maranhão durante a pandemia de Covid-19, buscando
compreender como se deu a avaliação de aprendizagem no ensino remoto. A pesquisa contextualizou as
escolas e perfis dos docentes, identificando desafios, limites e possibilidades avaliativas. A abordagem
metodológica foi qualitativa, descritiva, envolvendo coleta de dados bibliográficos, documentais e
entrevistas com seis professores de três escolas. Os resultados indicam dificuldades tecnológicas e
estruturais, além de questões econômicas e sociais, dentro do contexto de crise sanitária provocada pela
pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Fernando Ricardo Lopes Silva, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Local de atuação: Secretaria Municipal de Educação (SEMED) / São Luís - Maranhão. Titulação: Mestrado em Educação(UTP)  Link do Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0119405922291142  e-mail: determinado1977@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0931-8509
Publicado
2024-11-29
Como Citar
SILVA, F. R. Avaliação na Prática do Ensino Remoto em Escolas Municipais de São Luís – MA. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. Especial, p. 28-53, 29 nov. 2024.