Realismo como prática cinematográfica na obra de Thomas Vinterberg

Resumo

Este artigo investiga o papel do realismo como prática cinematográfica no contexto do cinema dinamarquês contemporâneo, com base na proposta teórica de Birger Langkjær. O objetivo é validar a teoria de Langkjær sobre o realismo, especialmente o realismo social e o realismo psicológico, e analisar sua aplicabilidade em obras recentes da cinematografia dinamarquesa. Utilizando o quadro teórico do autor, o estudo se concentra na análise dos filmes "A Caça" e "A Comunidade", ambos dirigidos por Thomas Vinterberg. Partindo do pressuposto de que os elementos tradicionais do cinema dinamarquês, conforme descritos por Langkjær, permanecem presentes em muitas produções contemporâneas, este trabalho busca demonstrar a relevância contínua da compreensão do realismo como uma prática cinematográfica distintiva para este cinema nacional.

Biografia do Autor

Fernando Artur de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente na Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR.
Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.
Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado
2024-05-06
Como Citar
SOUZA, F. Realismo como prática cinematográfica na obra de Thomas Vinterberg. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 185-206, 6 maio 2024.