Educação e trabalho: a relação entre o programa de aprendizagem no contexto neoliberal
Resumo
Refletir sobre a relação entre a educação e trabalho se faz necessário para entender o ser humano, sua identidade e sua própria existência. Todavia, quando essa interação é reduzida a esfera de mercadoria por meio de práticas capitalistas, como as políticas neoliberais, torna-se imperativo abordá-la criticamente. É nesse contexto que o Programa de Aprendizagem, regulamentado pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), com o intuito de preparar os jovens brasileiros para o mercado de trabalho, emerge como um ponto de discussão relevante. Assim, partindo de uma pesquisa bibliografia em livros e artigos, este estudo propõe discutir a relação entre o programa jovem aprendiz do Brasil e as práticas neoliberais. Como principais resultados, tem-se que é possível identificar fragmentos neoliberais no contexto histórico do programa jovem aprendiz, tais como: altas taxas de desemprego entre jovens, ampliação de contratos de trabalho por período determinado, aumento da dependência de empresas privadas para fornecer aulas teóricas, aumento da competitividade entre os jovens e a dependência do Estado com relação as empresas privadas. Tais reflexões podem ser úteis para instituições de ensino, governos e educadores, uma vez que enfatiza a importância de compreender as influências que a política pública tem na vida dos jovens. Além disso, o estudo permite questionar se o programa tem realmente alcançado seus objetivos e promove uma visão crítica sobre a nossa posição enquanto cidadãos com seus respectivos direitos e deveres.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.