Educação e trabalho: a relação entre o programa de aprendizagem no contexto neoliberal

Resumo

Refletir sobre a relação entre a educação e trabalho se faz necessário para entender o ser humano, sua identidade e sua própria existência. Todavia, quando essa interação é reduzida a esfera de mercadoria por meio de práticas capitalistas, como as políticas neoliberais, torna-se imperativo abordá-la criticamente. É nesse contexto que o Programa de Aprendizagem, regulamentado pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), com o intuito de preparar os jovens brasileiros para o mercado de trabalho, emerge como um ponto de discussão relevante. Assim, partindo de uma pesquisa bibliografia em livros e artigos, este estudo propõe discutir a relação entre o programa jovem aprendiz do Brasil e as práticas neoliberais. Como principais resultados, tem-se que é possível identificar fragmentos neoliberais no contexto histórico do programa jovem aprendiz, tais como: altas taxas de desemprego entre jovens, ampliação de contratos de trabalho por período determinado, aumento da dependência de empresas privadas para fornecer aulas teóricas, aumento da competitividade entre os jovens e a dependência do Estado com relação as empresas privadas. Tais reflexões podem ser úteis para instituições de ensino, governos e educadores, uma vez que enfatiza a importância de compreender as influências que a política pública tem na vida dos jovens. Além disso, o estudo permite questionar se o programa tem realmente alcançado seus objetivos e promove uma visão crítica sobre a nossa posição enquanto cidadãos com seus respectivos direitos e deveres.

Biografia do Autor

Vinicius Brandani Godke, Universidade Tuiuti do Paraná

Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, PR. Bacharel em Engenharia Mecânica pela UTP. Mestrando em Educação pela UTP. E-mail: vinicius.godke@utp.edu.br 

Josélia Schwanka Salomé, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do Ptograma de Pós-graduação em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná. Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.   E-mail: joselia.salome@utp.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1142-2474

Publicado
2024-05-06
Como Citar
GODKE, V.; SALOMÉ, J. Educação e trabalho: a relação entre o programa de aprendizagem no contexto neoliberal. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 162-184, 6 maio 2024.