Fertilidade e microbiologia do solo cultivado em sistema plantio direto de hortaliças
Resumo
No contexto do sistema de plantio direto de hortaliças, a implementação criteriosa de plantas para cobertura do solo emerge como um fator crucial, determinando um ambiente propício ao desenvolvimento das hortaliças. Este estudo avaliou e mensurou o impacto de distintas coberturas do solo – leguminosas, gramíneas, plástico e ausência de cobertura (pousio) - sobre o pH, teor de fósforo (P) disponível, respiração basal (RBS) e biomassa microbiana do solo. A pesquisa adotou um delineamento experimental em faixas, com cinco repetições. Os tratamentos englobaram quatro modalidades de cobertura do solo: leguminosas (amendoim forrageiro), gramíneas (milheto), plástico (mulching) e pousio (sem cobertura vegetal), em combinação com dois momentos distintos de amostragem do solo (3 e 4 meses após o plantio das plantas de cobertura). Foram coletadas amostras de solo, de cada parcela, para quantificação das análises química (pH e P) e microbiológica (RBS e biomassa). O uso de mulching plástico pode afetar negativamente a acidez do solo. Já a cobertura verde com leguminosas aumentou a disponibilidade de fósforo no solo. A escolha da cobertura de solo e o período de amostragem não exerceram um impacto significativo sobre os parâmetros microbiológicos, como a respiração basal e a biomassa microbiana do solo.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.