Influência da iluminação suplementar de diodo emissor de luz (LED) em cultivares de alface crespa vermelha e alface americana

  • Caua Porfirio UTP
  • Carla Pedroso Moraes Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ari Espindola Junior Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

O uso de iluminação LED para plantas tem crescido muito nos últimos anos, principalmente para o cultivo indoor, utilizando diversas combinações do espectro vermelho, azul e roxo. O objetivo deste trabalho foi utilizar a luz branca quente, a fim de simular todas as ondas do sol em um sistema de suplementação luminosa do fim da tarde ao início da noite (17:30 às 21:30 horas). As cultivares utilizadas de alface foram: americana e crespa roxa, no clima cfb para aumentar as características produtivas. Após 38 dias de tratamento foi concluído que a luz branca altera certas características para cada cultivar, no caso a alface americana obteve um maior número de folhas e momentaneamente a alface roxa obteve uma altura maior em relação á testemunha. Outro fator de relevância é que a escolha da luz branca não ocasionou problemas morfofisiológicos como em outros estudos utilizando combinações R:B, concluindo que a luz é uma alternativa segura para estudos e cultivo de produtores indoor que vão utilizar diferentes espécies.

Publicado
2024-05-06
Como Citar
PORFIRIO, C.; MORAES, C.; JUNIOR, A. Influência da iluminação suplementar de diodo emissor de luz (LED) em cultivares de alface crespa vermelha e alface americana. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 109-125, 6 maio 2024.