Violência escolar: um estudo do estado do conhecimento no período de 2017 a 2022

Resumo

Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico em artigos, dissertações e teses publicadas entre 2017 e 2022 sobre a violência escolar. Trata-se de uma sistematização do Estado do Conhecimento que comporá parte de uma tese que investiga a violência escolar entre jovens estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres, tendo como referência as suas práticas sociais. Essa pesquisa se desenvolveu com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Foram selecionadas 28 obras hospedadas nas plataformas: BDTD, CAPES e SciELO. A pergunta que guiou o estudo foi: o que revelam as pesquisas sobre violência escolar e como se dão as práticas sociais entre jovens estudantes, suas percepções e os fatores que geram a violência escolar? A metodologia foi ancorada na análise de conteúdo em Bardin (1997), Morosini e Fernandes (2014) e Kohls-Santos e Morosini (2021), com aporte teórico sobre violência escolar em Abramovay (2002, 2005), Charlot (2002), Stelko-Pereira (2010), entre outros. A análise permitiu a construção de categorias temáticas, como: a) conceituação e outras definições da violência escolar; b) a visão dos estudantes sobre violência escolar; c) principais fatores que podem desencadear a violência escolar. Os resultados revelaram a dificuldade teórico-metodológica quanto a conceituação desse fenômeno em constante reconfiguração; as vozes dos estudantes como busca da verdade sobre violência escolar; a indisciplina, o preconceito nas formas de racismo, contra pessoas LGBTQIA+ que permeiam as práticas sociais nas escolas como fatores da violência escolar.

Palavras-chave: Ensino Médio. Práticas Sociais. Violência Escolar.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutor em Educação pela UFSCar. Coord. e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional, ambos da Uniube. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas

Publicado
2024-05-06
Como Citar
SOUSA, S.; SOUZA, T. Violência escolar: um estudo do estado do conhecimento no período de 2017 a 2022. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 4-36, 6 maio 2024.