Sequência didática para o ensino remoto de astronomia para alunos do ensino médio por meio de um minicurso

Resumo

Neste trabalho propomos uma Sequência Didática para a abordagem de tópicos de Astronomia para alunos da primeira série do Ensino Médio, por meio de um minicurso realizado no formato remoto. O referencial teórico é pautado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que valoriza os conhecimentos preexistentes dos estudantes, e no conceito de UEPS. O minicurso teve uma carga horária de 8 horas-aulas sendo 6 horas-aulas de atividades síncronas e 2 (duas) horas-aulas de atividades assíncronas.  Tivemos um total de 8 (oito) participantes os quais eram residentes de 3 (três) municípios da região do Cariri, localizados no Sul do estado do Ceará (Antonina do Norte, Tarrafas e Araripe). A pesquisa insere-se no contexto da abordagem qualitativa e a coleta de dados aconteceu mediante observação e registro dos fatos em diário de bordo, questionários e mapas mentais. Os resultados evidenciaram que as atividades realizadas promoveram a interação de forma plena, mesmo sendo realizadas no formato remoto. Isto nos leva a concluir que a Sequência é um instrumento bastante útil para os profissionais que desejam ensinar Astronomia no formato de minicurso remoto.

Biografia do Autor

Maria Thais França Coelho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestre em Ensino de Física

Noelia Souza Santos, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Universidade Federal do Cariri - UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará. Brasil. Doutora em Astronomia e Astrofísica pela UFRN. e-mail: noelia.souza@ufca.edu.br

Claudio Rejane da Silva Dantas, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado
2024-05-06
Como Citar
FRANÇA COELHO, M.; SANTOS, N.; DA SILVA DANTAS, C. Sequência didática para o ensino remoto de astronomia para alunos do ensino médio por meio de um minicurso. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 66-88, 6 maio 2024.