A modelagem como ferramenta no ensino da matemática

  • Maria Eugênia de Carvalho e Silva
  • Débora Cristina Sant`ána

Resumo

A Matemática sempre foi, e ainda é, considerada como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A conseqüência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e o transmite a um aluno passivo, que deve se moldar à autoridade da perfeição científica. A essa visão da Matemática se contrapõe aquela proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde se considera o conhecimento em constante construção e os indivíduos, no processo de interação social com o mundo, reelaboram, complementam, complexificam e sistematizam os seus conhecimentos. A Modelagem Matemática, processo que traduz a linguagem do mundo real para o mundo matemático, não é uma novidade deste século. Desde os tempos mais remotos o indivíduo procura resolver os problemas de sua existência com os recursos que o próprio meio em que vive oferece, buscando para isso conhecê-lo e compreendê-lo. A compreensão de Modelagem é apresentada em termos do processo de construção do modelo matemático, traduzido em esquemas explicativos. No entanto, na prática escolar, este conceito está sendo interpretado de forma equivocada. Professores e, conseqüentemente, alunos, confundem Modelagem Matemática com aplicações de matemática. Este trabalho esclarece o que é modelo e Modelagem Matemática e descreve a percepção de professores de Matemática acerca da Modelagem no processo ensino-aprendizagem.

Publicado
2018-08-07
Como Citar
DE CARVALHO E SILVA, M. E.; Cristina Sant`ánaD. A modelagem como ferramenta no ensino da matemática. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 2, n. 35-34, p. 31-52, 7 ago. 2018.