Análise de ocorrências ortográficas não convencionais produzidas por alunos do Ensino Fundamental

  • Ana Paula Berberian
  • Giselle de Athayde Massi
  • Ana Paula de Oliveira Santana
  • Ana Cristina Guarinello
  • Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
  • Kyrlian Bartira Bortolozzi
  • Claudiane Hornes Ferrari Antunes de Souz

Resumo

Tema: análise ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. Objetivo: identificar e comparar a incidência e os
tipos de manifestações ortográficas em redações elaboradas por crianças de quartas e oitavas séries. Método:
foram analisadas manifestações ortográficas não convencionais apresentadas em cem redações de crianças
inseridas em 4ªs e 8ªs séries da Rede Pública de Ensino do Paraná. As redações foram produzidas pelas crianças
no contexto da sala de aula com as professoras e sem a presença dos pesquisadores. Resultados: nas produções
analisadas, constatamos um total de 761 manifestações ortográficas não convencionais classificadas em: troca,
supressão, acréscimo, inversão e segmentação. Deste total, 76,74% foram encontradas nas redações das quartas
séries e 23,26% nas de oitava série. Conclusão: todas as manifestações analisadas ocorrem tanto nas Séries Iniciais
quanto no final do Ensino Fundamental, evidenciando que a aquisição da escrita é um processo contínuo que
não finda nesta etapa dos estudos.

Publicado
2018-07-05
Como Citar
BERBERIAN, A. P.; DE ATHAYDE MASSI, G.; DE OLIVEIRA SANTANA, A. P.; GUARINELLO, A. C.; CAUTELA DE ALMEIDA MACHADO, M. L.; BARTIRA BORTOLOZZI, K.; FERRARI ANTUNES DE SOUZ, C. H. Análise de ocorrências ortográficas não convencionais produzidas por alunos do Ensino Fundamental. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 3, n. 39, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos