A produção do conhecimento em Fonoaudiologia, Educação e Psicologia acerca da linguagem e da surdez: análise de periódicos

  • Ana Cristina Guarinello
  • Débora Pereira Claudio
  • Priscila Soares Vidal Festa

Resumo

A análise da produção do conhecimento no Brasil tem levado diferentes áreas, como a Fonoaudiologia, a Educação
e a Psicologia, dentre outras, a realizar um balanço das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em seus campos de
estudo. Este estudo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento acerca da temática Linguagem e surdez
veiculada em periódicos especializados nas áreas da Fonoaudiologia, da Educação e da Psicologia no período de
2003 a 2009. Os aspectos examinados foram a temática especificamente voltada a linguagem e a surdez e como
cada área se posiciona a esse respeito. Conclui-se que o conhecimento produzido nessas três áreas é heterogêneo e
que existem divergências entre as concepções de surdez. Os pesquisadores da Educação e da Psicologia abordam
assuntos semelhantes em relação à Libras como língua dos surdos e os processos educativos e de escolaridade. O
tema mais específico encontrado nos periódicos da Educação é a discussão do papel do intérprete de Libras nas
instituições educacionais. Já os pesquisadores das áreas Fonoaudiologia e Psicologia possuem pontos em comum como
a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos e o aluno surdo na escola, porém a Fonoaudiologia também aborda
os temas escrita e surdez e produção da fala. Portanto, essa análise demonstrou que cada vez mais as três áreas estão
se relacionando melhor entre si pela proximidade de seu objeto de estudo: o sujeito surdo. Apesar disso, percebe-se
que as discussões giram em torno da língua utilizada pelo sujeito surdo e com o sujeito surdo, sendo as discussões a
respeito da linguagem e de sua importância para a formação desses sujeitos ainda incipientes.
Palavras-chave: produção do conhecimento, linguagem, surdez

Publicado
2018-06-14
Como Citar
GUARINELLO, A. C.; PEREIRA CLAUDIO, D.; SOARES VIDAL FESTA, P. A produção do conhecimento em Fonoaudiologia, Educação e Psicologia acerca da linguagem e da surdez: análise de periódicos. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 45, 14 jun. 2018.