A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO LABORATORIAL NA CARACTERIZAÇÃO DA COAGULAÇÃO INTRAVASCULAR DISSEMINADA EM PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME HELLP

  • Wanessa Cristina dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná
  • Sérgio Luiz Bach Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Hipertensão gestacional., Distúrbios hipertensivos., . Coagulação disseminada., Trombocitopenia., Pré-eclampsia.

Resumo

Descrita como uma das principais causas de mortalidade materna e fetal no Brasil, a Síndrome HELLP é um distúrbio hipertensivo com alterações fisiológicas e laboratoriais. A tríade principal de alterações está na fragmentação de hemácias, elevação de enzimas hepáticas e redução na contagem de plaquetas em sangue periférico, células responsáveis por auxiliar no processo de coagulação que podem ter sua capacidade prejudicada. Quando associada à coagulação intravascular disseminada (CIVD), as complicações são ainda mais significativas e necessitam de um diagnóstico precoce. Sendo assim, esta revisão de literatura tem por objetivo demonstrar a importância da avaliação laboratorial da coagulação intravascular disseminada associada à Síndrome HELLP, elucidando correlações diagnósticas e condutas terapêuticas através de pesquisas em artigos dos últimos nove anos, encontrados em bases de dados como Scielo, Pubmed, NCBI, Science Direct e Springer Link. Para diagnóstico da Síndrome HELLP diversos testes são realizados e através da dosagem de produtos de degradação de fibrina e Dímeros D é possível analisar de maneira sensível a presença de distúrbios de coagulação. Quando confirmada, a CIVD é interpretada e classificada de acordo com o grau de alteração laboratorial, porém os parâmetros utilizados não são adaptados às condições obstétricas, demonstrando a necessidade de critérios específicos para gestantes. A melhor conduta terapêutica é tratar a doença de base, avaliando a idade gestacional para estudar o melhor momento para interrupção da gestação, que pode ser imediata ou adiada com o uso de corticoides para acelerar a maturação pulmonar fetal até a data ideal para realização do parto. O diagnóstico deve ser realizado de maneira precoce, visando diminuir complicações para a gestante e o feto. Nessas condições, o biomédico tem o papel de correlacionar alterações laboratoriais e fisiológicas da Síndrome HELLP para desenvolver um método sensível na caracterização da CIVD na gestação.

Publicado
2021-06-04