A Arte da solução pacífica das controvérsias: uma releitura da Conferência de Paz de Haia

  • Wagner Rocha D’Angelis
Palavras-chave: 1ª Conferência de Paz de Haia. Conferência de Paz de 1899. Regulação Internacional da Guerra. A Arte da Solução Pacífica de Controvérsias. Corte Permanente de Arbitragem de Haia.

Resumo


Diante de um cenário mundial repleto de conflitos armados interestatais, tendo em vista um mínimo de cooperação rumo a uma ordem externa harmônica, germinou na humanidade o ideal da coexistência pacífica e da construção de organizações internacionais capazes de emanar normas e/ou princípios de boa convivência. A existência e o funcionamento delas são prova da própria existência do Direito Internacional, que as reconhece hoje como pessoas internacionais. Nesse contexto, a 1ª Conferência de Paz de Haia ocupa lugar proeminente, seja por representar un tour et dernier effort entre Estados para se evitar uma catástrofe em escala mundial ao findar do século XIX, seja por essa novidadeira (à época) conferência diplomática, convocada na perspectiva de se evitar a guerra, originando (e/ou aperfeiçoando) normas reguladoras de conduta e um colegiado interestatal para arbitragem internacional, os quais desembocaram em instituições mais sólidas no século XX. Nesse sentido, o presente ensaio busca descortinar o pano de fundo desse encontro de 1899, até então inusual, e revelar as principais decisões estabelecidas, com ênfase na proposta de se determinar, por meios pacíficos, as soluções para desavenças entre países, diante do contexto do estertorar do século XIX. Metodologicamente, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, dedutiva e comparativa, relacionando decisões intergovernamentais ou diplomas internacionais precedentes, como base para definição de uma nova ordem nas relações internacionais daquele período. Com tais análises, depreende-se a valiosa contribuição daquela Conferência nos rumos institucionais que geraram a Corte Permanente de Arbitragem, a Liga das Nações e, posteriormente, a Organização das Nações Unidas.

 

 

Biografia do Autor

Wagner Rocha D’Angelis


Advogado, historiógrafo e professor universitário. Pós-graduado em Direito – USP / UFPR (Mestrado e Doutorado). Professor dos cursos de pós-graduação do NPSPP da UTP. Presidente do Centro Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos (CHF). Presidente da Associação de Juristas pela Integração da América Latina (AJIAL). E-mail: wagner.dangelis@yahoo.com.br.

Publicado
2024-12-13
Como Citar
D’ANGELIS, W. R. A Arte da solução pacífica das controvérsias: uma releitura da Conferência de Paz de Haia. Revista Direito UTP, v. 5, n. 9, p. 27-55, 13 dez. 2024.