A Vítima como protagonista no processo: uma análise da evolução histórica do papel da vítima nos sistemas judiciários

  • Halef Halan Chehade dos Santos
  • Hellen Regina Mello Dionisio de Souza
Palavras-chave: Vítima. Marginalização. Processo Penal. Justiça Restaurativa. Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo analisa a marginalização histórica da vítima no processo penal, destacando sua reemergência como protagonista nos séculos XX e XXI. O objetivo é investigar o papel da vítima, inicialmente central nas sociedades primitivas, e sua exclusão durante a formação dos Estados modernos, onde o monopólio estatal da punição relegou a vítima à posição de mera testemunha. A pesquisa utiliza uma abordagem bibliográfica e analítica, examinando textos de vitimologia, documentos internacionais e legislações, como o Código de Processo Penal brasileiro. Os resultados indicam que, a partir de movimentos de direitos humanos e reformas legais, a vítima voltou a ocupar um papel ativo no sistema penal, especialmente por meio da justiça restaurativa e de mecanismos de reparação civil. Conclui-se que a reintegração da vítima como sujeito processual é fundamental para uma justiça mais equitativa e humanizada, e que tal mudança exige tanto reformas estruturais quanto transformações culturais no sistema de justiça.

 

Biografia do Autor

Halef Halan Chehade dos Santos

Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Anísio Teixeira e Pós-graduado em Direito de Família pela Faculdade Legale.

 

Hellen Regina Mello Dionisio de Souza

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL. Pós-graduada em prática Advocacia Civil, das Famílias e do Consumidor pela FESP.

Publicado
2024-12-13
Como Citar
SANTOS, H. H. C. DOS; SOUZA, H. R. M. D. DE. A Vítima como protagonista no processo: uma análise da evolução histórica do papel da vítima nos sistemas judiciários. Revista Direito UTP, v. 5, n. 9, p. 16-26, 13 dez. 2024.