Os grupos econômicos sob a perspectiva do direito do trabalho – uma breve análise jurisprudencial convergente à análise econômica do direito

  • Jefferson Grey Sant Anna UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
  • Maria Luiza Rodrigues Neiva de Lima
Palavras-chave: Análise Econômica do Direito. Direito do Trabalho, Grupos econômicos, Solidariedade, Jurisprudência dos Tribunais Regionais do Trabalho dos estados do Paraná (TRT 9ª REGIÃO) e de São Paulo (TRT 2ª REGIÃO) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Resumo

Este artigo científico visa estudar a relação da Análise Econômica do Direito com o Direito do Trabalho, no enfoque sobre grupos econômicos e algumas consequências jurídicas conexas com a relação de emprego. Utilizando-se o método da coleta de dados empíricos, o objeto da pesquisa centra na análise de recortes da jurisprudência dos Tribunais Regionais do Trabalho dos estados do Paraná (TRT da 9ª da Região) e de São Paulo (TRT da 2ª da Região) e, também do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o fim de exemplificar com determinados dados experienciais algumas questões jurídico processuais, envolvendo o tema desta pesquisa. A pesquisa conta também com o posicionamento constitucional do Supremo Tribunal Federal, embora a matéria jurídica abordada até a data da entrega deste texto não tenha sido totalmente decidida.

Publicado
2023-12-05
Como Citar
SANT ANNA, J. G.; LIMA, M. L. R. N. DE. Os grupos econômicos sob a perspectiva do direito do trabalho – uma breve análise jurisprudencial convergente à análise econômica do direito. Revista Direito UTP, v. 4, n. 7, p. 39-55, 5 dez. 2023.