Educação escolar indígena no Brasil: do silenciamento ao reconhecimento

  • Thiago de Souza Modesto Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
  • Ana Flávia Silva Pereira Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Palavras-chave: Jesuítas., Alteridade., Políticas Educacionais., Educação escolar diferenciada.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a evolução do tratamento conferido à educação escolar dos povos indígenas desde a chegada dos jesuítas e verificar que reflexos este percurso histórico incide na atualidade. As mudanças ocorridas nos últimos anos com o surgimento de políticas educacionais que reconhecem formalmente a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira, evidenciam a diferença de concepção sobre a alteridade no contexto da chegada dos portugueses no Brasil. O Estatuto do Índio de 1973, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 apresentam metas importantes para a criação de princípios gerais, almejando assim uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural. Destaca-se, por fim, que os povos indígenas ainda enfrentam grande luta para manter a alteridade frente a tanto descaso e brutalidade desde o período do “descobrimento” do Brasil, apesar da legislação nacional cada vez mais dar voz a estes povos.

Biografia do Autor

Thiago de Souza Modesto, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Relações Internacionais, Geopolítica e Defesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UNESA. Professor no curso de Direito no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Ana Flávia Silva Pereira, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Graduanda em licenciatura em Pedagogia e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (BM).

 

Publicado
2023-06-29
Como Citar
MODESTO, T.; PEREIRA, A. F. Educação escolar indígena no Brasil: do silenciamento ao reconhecimento. Revista Direito UTP, v. 4, n. 6, p. 25-36, 29 jun. 2023.