https://seer.utp.br/index.php/h/issue/feed TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA 2023-11-07T11:22:45-03:00 Josélia Schwanka Salomé joselia.salome@utp.br Open Journal Systems <div style="-en-clipboard: true;">Revista multidisciplinar da<br> Universidade Tuiuti do Paraná<br> ISSN: 2176-896X<br>DOI&nbsp; 10.35168/2176-896X.UTP.Tuiuti</div> <div style="-en-clipboard: true;">&nbsp;</div> https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3128 Editorial 2023-11-06T13:47:10-03:00 Rosane Sampaio Santos editoracao.proppe@utp.br <p>Editorial</p> 2023-10-30T16:13:35-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3140 A produção do conhecimento do programa de pós-graduação em saúde da comunicação humana da Universidade Tuiuti do Paraná: análise de dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2020 2023-11-06T16:55:19-03:00 Flora Pagliarini editoracao.proppe@utp.br Sammia Klann Vieira editoracao.proppe@utp.br Francielle Guebur editoracao.proppe@utp.br Rosane Sampaio Santos editoracao.proppe@utp.br Ana Paula Berberian editoracao.proppe@utp.br <p>Introdução: O Programa Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná, desde a primeira dissertação defendida em 1999, vem assumindo um papel relevante na produção de conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia e áreas afins. Objetivo: Estabelecer um panorama geral das dissertações e teses defendidas no referido Programa no período de 1999 até 2020, bem como, caracterizá-la no campo da Linguagem. Método: O corpus de análise consiste em dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2020. Para a caracterização dos estudos foi realizada leitura dos resumos, identificadas e registradas, numa planilha do Excel, as variáveis elencadas. Resultados: Foram defendidos 285 trabalhos, (89,12%) dissertações (10,87%) teses. Deste total, 29,12%, de linguagem caracterizados quanto: - ao tipo de estudo, empírico (84,33%), documental (6,02), empírico e documental (9,63); - ao desenho, observacional (89,15%) e (8,43) intervenção;- à população, pacientes (28,91%), professores (26,50%) e escolares (10,84%) pais/ responsáveis; - à faixa etária: crianças (19,27%), adultos (15,66%) e idosos (12,04%); - ao quadro clínico, surdez (8,43%), distúrbios de linguagem escrita (8,43%) e afasia (6,02%); às modalidades de linguagem, escrita (33,73%) e oral (16,86%); - aos contextos, educacional (32,53%) e clínico (28,91%); - ao referencial teórico, o sócio-histórico (93,97%). Conclusão: O estudo permitiu apreender o panorama da produção do Programa oferecendo elementos para uma análise criteriosa e para o estabelecimento de prioridades para futuras pesquisas. Os conhecimentos produzidos no campo da Linguagem estabelecem uma coerência teórico-metodológica e estão assentados, predominantemente, na perspectiva sócio-histórica.</p> 2023-11-01T19:19:05-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3146 Análise da influência na utilização de lentes corretivas no controle postural através da baropodometria 2023-11-06T16:55:19-03:00 Marcelo de Oliveira Rosario editoracao.prrope@utp.br Fabricio Vicenzi editoracao.proppe@utp.br Guilherme Trevizan de Miranda editoracao.proppe@utp.br Amanda Golon da Silva editoracao.prrope@utp.br Kamilly Lopes Costa editoracao.proppe@utp.br Gabriel Carlos dos Santos Lopes editoracao.proppe@utp.br Ellyn Varela Rodrigues dos Santos editoracao.proppe@utp.br Vanessa Luisa Destro Fidêncio editoracao.proppe@utp.br Cristiano Miranda de Araujo editoracao.proppe@utp.br <p>Este estudo observacional investigou o impacto do uso de lentes corretivas no controle postural de indivíduos saudáveis. A avaliação do equilíbrio ocorreu em duas etapas, com um intervalo de trinta segundos entre elas. Durante esse intervalo, os participantes receberam instruções para realizar oscilações, permitindo que os sensores dos pés se adaptassem visualmente. Na primeira etapa, os participantes não utilizaram lentes corretivas, enquanto na segunda etapa, as lentes foram incorporadas. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente pelo teste T de Student para amostras pareadas. A análise comparativa dos dados não revelou diferenças estatisticamente significativas na distribuição de peso anterior (p &gt; 0.05) e posterior (p &gt; 0.05) entre as duas condições (com e sem lentes corretivas). Este estudo contribui para a compreensão das adaptações que indivíduos com problemas visuais podem desenvolver, influenciando seu controle postural. Embora os resultados estejam dentro dos padrões normais, os resultados destacam a importância do uso de lentes corretivas quando indicado, não apenas para a correção da visão, mas também para a manutenção de um controle postural adequado. Esta pesquisa oferece insights valiosos para profissionais de saúde e pacientes, enfatizando a relevância das lentes corretivas como parte integrante da abordagem para a saúde postural.</p> 2023-11-01T19:20:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3147 Análise da interferência da utilização dos fones de ouvido com emissão de som no equilíbrio ortostático estático em jovens e adultos: um estudo preliminar 2023-11-06T16:55:18-03:00 Marcelo de Oliveira Rosario editoracao.proppe@utp.br Dayane de Souza Paredes de Souza editoracao.proppe@utp.br Amanda Cristina Agador editoracao.proppe@utp.br Ellyn Varela Rodrigues dos Santos editoracao.proppe@utp.br Gabrielly Aparecida Eulalio dos Santos editoracao.proppe@utp.br Maysa Raksa Garcia editoracao.proppe@utp.br Nattuccy Gabryelle Lopes de Lima editoracao.proppe@utp.br Vanessa Luisa Destro Fidêncio editoracao.proppe@utp.br Cristiano Miranda de Araujo editoracao.proppe@utp.br <p>O controle postural é a base do sistema de controle motor humano, proporcionando estabilidade e condições para o movimento, como a capacidade de assumir e manter a posição corporal desejada durante uma atividade estática ou dinâmica. O sistema vestibular desempenha um papel crucial na recepção de estímulos para o processo de manutenção postural e transmite estímulos auditivos por meio do oitavo nervo craniano para o sistema nervoso central. Para a audição humana, as ondas sonoras são perceptíveis na faixa de frequência entre 20Hz e 20.000Hz. Um número significativo de jovens está exposto a ruídos prejudiciais à audição, o que levanta preocupações para as autoridades de saúde pública. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da utilização de fones de ouvido com emissão de som no equilíbrio ortostático estático em jovens e adultos. Os dados foram coletados com os participantes permanecendo sobre uma plataforma de força em quatro momentos diferentes, tanto sem quanto com fones de ouvido emitindo som a 80dB. Seis participantes que atenderam aos critérios de inclusão foram incluídos na pesquisa. Foi observado um aumento na oscilação do centro de gravidade conforme aumentava a perturbação auditiva, resultando em uma diminuição do controle postural. Esta pesquisa pode servir como base para estudos futuros e contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde.</p> 2023-11-01T19:22:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3148 Autopercepção de sujeitos sobre queixas relacionadas a distúrbios de leitura/escrita 2023-11-06T16:55:18-03:00 Monique Coelho Cassarotti da Rosa editoracao.proppe@utp.br Ana Martha Massucheto editoracao.proppe@utp.br Karina Labes da Silva editoracao.prrope@utp.br Rita de Cassia Tonocchi editoracao.proppe@utp.br <p>Objetivo: analisar a visão de sujeitos sobre queixas relacionadas a distúrbios de leitura e escrita. Método: trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, realizada em uma clínica-escola de Fonoaudiologia vinculada a uma Instituição de Ensino Superior localizada no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos participantes e analisados através de Análise de Conteúdo. Nesse sentido, foram organizados dois eixos: eixo 1: “Visão dos sujeitos a respeito da queixa sobre as dificuldades de leitura e escrita”, dividido em três categorias: motivo do encaminhamento; causa da dificuldade; sentimento diante da dificuldade; eixo 2: “Visão dos sujeitos diante da leitura e da escrita”, teve como objetivo analisar a visão dos sujeitos acerca da leitura e da escrita, dividido em duas categorias: o que referem acerca da leitura; o que referem acerca da escrita. Resultado: amostra composta por dez sujeitos, com idade de seis a quatorze anos, cursando entre primeiro e sétimo ano do ensino fundamental. Os discursos dos participantes veiculam uma perspectiva organicista, a qual associa dificuldades de leitura/escrita a aspectos centrados nos sujeitos e de origens orgânica e/ou emocional/comportamental. Considerações Finais: constata-se uma discursivização negativa dos participantes sobre os mesmos com relação à queixa referente à linguagem escrita, sendo seus discursos repetições de outras falas, vozes sociais, advindas de outros, como professor(a) e/ou responsáveis. Sob uma perspectiva embasada em análise dialógica do discurso, essa queixa pode ser compreendida a partir de reflexões que consideram historicidade da linguagem, função da escrita, assim como contexto social e interações verbais, os quais concretizam o uso da linguagem que envolvem, necessariamente, o eu e o outro.</p> 2023-11-01T19:23:13-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3149 Bruxismo em crianças usuárias de implante coclear: estudo piloto 2023-11-06T16:55:18-03:00 Vanessa Luisa Destro Fidêncio editoracao.proppe@utp.br Camila de Castro Corrêa editoracao.proppe@utp.br Joicymara Soares Silva editoracao.proppe@utp.br Ghabriel André dos Reis editoracao.proppe@utp.br Gabriela Ferreira Souza editoracao.proppe@utp.br Amanda Cristina Agador editoracao.proppe@utp.br Cristiano Miranda de Araujo editoracao.proppe@utp.br <p>Objetivo: verificar a incidência da queixa de bruxismo em crianças usuárias de implante coclear. Métodos: Estudo clínico e transversal, com pais ou responsáveis de crianças de 0 a 6 anos incompletos, usuárias de implante coclear. Foi aplicado um questionário online com dados relativos aos hábitos orais da criança. Resultados: Quinze mães e um pai responderam ao questionário. Desses, 50% afirmaram a ocorrência de comorbidades à surdez. Além disso, 62,50% afirmaram que seus filhos se apresentavam frequentemente nervosos e 68,75% afirmaram que eram inquietos. A queixa de bruxismo foi apontada por 56,25% dos participantes, dos quais 44,44% afirmaram terem notado o hábito antes da cirurgia de implante coclear e 55,56% somente após a ativação do dispositivo. A maioria notou o hábito entre um e dois anos de idade cronológica. Conclusão: A maioria dos pais de crianças usuárias de implante coclear, participantes deste estudo, apresentou a queixa de bruxismo em seus filhos.</p> 2023-11-01T19:24:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3158 Intervenção em saúde auditiva em um colégio público do Paraná 2023-11-07T11:22:45-03:00 Flávia Conceição Lopes editoracao.proppe@utp.br Maria Renata José editoracao.proppe@utp.br Ana Paula Berberian editoracao.proppe@utp.br Adriana Bender Moreira de Lacerda editoracao.proppe@utp.br Débora Lüders editoracao.proppe@utp.br <p>Objetivo: Avaliar uma intervenção educativa em saúde auditiva quanto ao comportamento, conhecimento<br>e atitudes de estudantes em relação ao ruído e proteção auditiva. Métodos: Trata-se de um estudo de<br>intervenção, de abordagem quantitativa, realizado com estudantes do ensino fundamental e médio<br>profissionalizante de um colégio público. Quatro educadores foram capacitados pelo Programa Dangerous<br>Decibels® Brasil e responsáveis pela intervenção, sendo uma efermeira e três adolescentes da própria escola<br>onde a pesquisa foi realizada. A avaliação da ação foi realizada por meio de questionário aplicado antes e<br>imediatamente após a intervenção. Os resultados foram analisados segundo o gênero e nível de escolaridade<br>dos participantes e educador responsável pela intervenção. Resultados: Participaram do estudo 193 alunos,<br>74% do gênero feminino e 26% do gênero masculino, com idades entre 10 e 19 anos. Houve diferença<br>antes e após a intervenção para as áreas de conhecimento, atitude, comportamento e na pontuação total<br>para todos os participantes (p = 0.00). O gênero feminino pontuou mais que o masculino em relação à<br>pontuação total (p=0.013), assim como para a área de conhecimento (p=0.004) e comportamento (p=0.006);<br>estudantes do ensino médio obtiveram maior pontuação em relação aos estudantes do ensino fundamental<br>na pontuação total (p =0.004) e na área de conhecimento (p = 0.013). Quando a intervenção foi realizada<br>pela enfermeira, a pontuação foi melhor somente para a área de atitudes quando comparada aos educadores<br>adolescentes. Conclusão: A intervenção mostrou-se efetiva para a prevenção de perda auditiva e zumbido,<br>quando avaliada antes e imediatamente após sua realização.<br>Palavras-chave: Perda Auditiva. Escolas. Zumbido. Adolescente. Avaliação de Resultado de Ações<br>Preventivas.</p> 2023-11-06T19:35:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3151 O papel da família na clínica dos desvios/transtornos fonológicos: uma análise de pesquisas australianas 2023-11-06T16:55:18-03:00 Bruna Schaskos editoracao.proppe@utp.br Sammia Klann Vieira editoracao.proppe@utp.br Ana Paula Berberian editoracao.proppe@utp.br Carlos Eduardo Borges editoracao.proppe@utp.br <p>A literatura a respeito do envolvimento da família na terapia dos chamados desvios/transtornos fonológicos ainda é lacunosa. Entre as poucas pesquisas existentes, há um grupo de autores australianos que vem produzindo, desde a década de 90, uma reflexão a esse respeito. O objetivo desse estudo é apresentar as propostas desses autores e analisá-las de maneira crítica, especialmente no que diz respeito ao papel que eles conferem à família na terapia e quanto às perspectivas teóricas que fundamentam sua prática. Como princípio metodológico foram selecionados artigos produzidos em universidades australianas que tematizam o papel da família nos chamados desvios/transtornos fonológicos, e, em seguida, foi realizada uma análise crítica desses artigos enfocando as concepções de família e de aquisição de linguagem que os fundamentam. Entre os resultados destaca-se o fato de que os textos apresentam uma abordagem parecida com relação à participação dos familiares, envolvendo orientação e treinamento dos pais, que oferecem a eles técnicas de modificação comportamental. Os textos não deixam explícito quais as concepções de aquisição de linguagem e de família que os fundamentam. No entanto, presume-se que a argumentação e alguns termos utilizados na escrita indiciem a fundamentação empregada. Apesar de serem mencionados trabalhos interacionistas e cognitivistas, o emprego recorrente de expressões como “modelos de linguagem”, “feedback”, “treinamento”, “modificação de comportamento”, “registros”, “reforçamento”, nos permite concluir que esses trabalhos são predominantemente fundamentados no behaviorismo.</p> 2023-11-01T19:26:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3152 Os sentidos da morte na perspectiva de pessoas idosas: análise dialógica do discurso 2023-11-06T16:55:18-03:00 Ana Paula Hey editoracao.proppe@utp.br Irene Nepomuceno Cardoso editoracao.proppe@utp.br Ana Martha Massuchetto editoracao.proppe@utp.br Carlos Eduardo Borges Dias editoracao.proppe@utp.br Giselli Massi editoracao.proppe@utp.br <p>Introdução: A morte se apresenta como o limite da vida e a velhice é um momento da existência, em que há maior proximidade desse limite, apesar do processo de morrer não ocorrer exclusivamente na senioridade. Assim, ao negar a morte e o luto e interditá-los da vida social, pode-se fazer o mesmo com a velhice. Objetivo: Analisar os sentidos que a morte assume, na perspectiva de pessoas idosas. Método: estudo qualitativo, organizado em função da Análise Dialógica do Discurso e fundamentado na filosofia do Círculo de Bakhtin. Participaram da pesquisa seis sujeitos com idade igual ou superior a 76 anos, residentes na cidade de Curitiba, com possibilidade de estabelecer diálogos com os pesquisadores, por meio de smartphone ou computador. A coleta de dados se deu entre os meses de junho e agosto de 2021. Os diálogos foram gravados, transcritos e analisados, sendo organizados em eixos de significação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAEE 37247920.5.0000.8040. Resultados: os sentidos acerca da morte foram ambíguos e equipolentes, evidenciando a morte como: algo que faz parte da vida, como castigo, ruptura, fim, convite à vida eterna, aprendizagem, alegria, alívio e choque. Considerações Finais: Após a análise dialógica, foi possível descrever os sentidos construídos para a morte, na perspectiva de pessoas idosas, participantes desta pesquisa. Como contribuição social, o presente estudo reafirma que atividades dialógicas, envolvendo histórias sobre a morte, congregam seu valor na medida em que as interlocuções acerca dessa experiência universal, contribuem para seu reconhecimento individual e social.</p> 2023-11-01T19:27:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3153 Sintomas vestibulares associados ao hipotireoidismo após infecção por COVID-19: relato de caso 2023-11-06T16:55:18-03:00 Larissa Vianna editoracao.proppe@utp.br Maria Cristina Alves Corazza editoracao.proppe@utp.br Bianca Simone Zeigelboim editoracao.proppe@utp.br Adriana Bender de Moreira Lacerda editoracao.proppe@utp.br <p>Os efeitos da infecção por SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, desde o início de 2020, foram descritos em muitas pesquisas realizadas até hoje. A doença, inicialmente vista como respiratória, mostrou-se complexa, afetando diversos órgãos e sistemas, incluindo auditivo, vestibular, cardiovascular, endócrino e neurológico. Algumas pessoas continuam com sintomas após a resolução da infecção, chamada de COVID-19 longa. Há indícios de que o vírus afete a glândula tireoide, desempenhando um papel em distúrbios tireoidianos. O artigo descreve um caso de um paciente masculino de 44 anos, antes saudável, que desenvolveu sintomas de vertigem após ter COVID-19. Além disso, foi diagnosticado com hipotireoidismo, uma condição caracterizada pela insuficiência dos hormônios tireoidianos. Após a infecção, o paciente apresentou queixa de tontura, cefaleia e alteração na pressão arterial. Os exames realizados revelaram alteração tireoidiana, confirmando o hipotireoidismo, e indicaram uma disfunção vestibular periférica à esquerda. Esse estudo destaca a possível relação entre a infecção por COVID-19 e alterações na glândula tireoide, bem como seus efeitos no sistema vestibular, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das complicações da doença.</p> 2023-11-01T19:28:44-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/3157 Pacientes com volume aumentado na bola de Bichat tendem a apresentar alteração de postura da mandíbula durante a mastigação: Estudo clínico preliminar 2023-11-07T11:22:45-03:00 Jean Carlos Santos editoracao.proppe@utp.br Jose Stechman-Neto editoracao.proppe@utp.br João Cézar Zielak editoracao.proppe@utp.br <p>Este estudo investigou a conexão entre o volume do Corpo Adiposo de Bichat e a miomotricidade do Sistema Estomatognático. Foram examinados 20 indivíduos, 13 mulheres e 7 homens, através de ultrassonografia da região usando um protocolo específico para estimar o volume do Corpo Adiposo de Bichat. O mesmo operador capturou duas imagens de cada lado da bochecha: a primeira da porção profunda da gordura (corpo principal) e a segunda da porção anterior (extensão bucal). Dimensões de maior diâmetro e outras duas em posição perpendicular à primeira foram registradas em ambas as imagens, estimando o volume em três planos ortogonais. Simultaneamente, a miomotricidade do Sistema Estomatognático foi avaliada com o protocolo de Avaliação Miofuncional por Escores (AMIOFE), aplicado por um fonoaudiólogo qualificado, que avaliou as condições motoras relacionadas à deglutição, mastigação, fala, respiração e características anatômicas faciais. Isso resultou em um Resultado Total do protocolo de Avaliação Miofuncional por Escore, variando de 0 a 100 (0 representando o pior estado funcional e 100 a melhor condição funcional). A análise estatística mostrou poucas variações nos dados e não indicou uma associação forte: o volume de gordura, tanto no lado direito quanto no esquerdo, não demonstrou ligação com o Resultado Total do protocolo. Entretanto, ao examinar separadamente a relação de cada item do protocolo de Avaliação Miofuncional por Escore com os volumes do Corpo Adiposo de Bichat, foi encontrada uma relação significativa entre esse volume e a alteração da postura da mandíbula durante a mastigação.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: Sistema Estomatognático, Tecido Adiposo de Bichat, </strong><strong>Ultrassom, AMIOFE.</strong></p> <p>&nbsp;</p> 2023-11-06T19:19:29-03:00 ##submission.copyrightStatement##