https://seer.utp.br/index.php/a/issue/feed CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 2025-07-15T10:38:36-03:00 Profª. Drª Sueli Pereira Donato pensamentoeducacional@utp.br Open Journal Systems <p>Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação<br> Universidade Tuiuti do Paraná<br> ISSN: 2175-2613<br>DOI&nbsp; 10.35168.2175-2613.UTP.pens_ed</p> https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3634 Editorial 2025-07-10T11:09:39-03:00 Maria de Fátima Rodrigues Pereira editoracao.proppe@utp.br <p>.</p> 2025-07-10T11:07:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3510 A Implementação das zonas de influência pedagógica (ZIP) no contexto educacional: Decorrências na progressão da carreira e desenvolvimento profissional dos professores 2025-07-15T10:38:36-03:00 Efraim Tchissingui Soma efraimsoma@yahoo.com.br Vilmar Alves Pereira vilmar1972@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões na experiência de professores do ensino primário e Iº ciclo sobre a implementação das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) no contexto educacional angolano, sua influência na progressão na carreira e desenvolvimento profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa com base na Hermenêutica Filosófica, inicialmente é apresentado a génese do projeto bem como a evolução da definição do termo ZIP no contexto internacional e nacional. Em seguida, são expostos os resultados de uma experiência das atividades da ZIP envolvendo professores do ensino primário e primeiro ciclo das províncias de Benguela, Huambo e Namibe. Os achados revelam as motivações, avaliações, aprendizagens e dificuldades enfrentadas durante a implementação das ZIP. Os professores entrevistados nas três províncias revelaram um cenário binário, onde as ZIP são reconhecidas por seus benefícios teóricos, mas existem barreiras consideráveis em sua aplicação prática. Ficou comprovado que a melhoria das atividades da ZIP passa pela superação das deficiências materiais, metodológicas, humanas e pelo reconhecimento formal da formação contínua, assegurando assim um impacto duradouro e positivo na carreira e na prática pedagógica dos professores angolanos.</p> 2025-07-09T16:53:50-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3501 (Semi) formação de professores na Resolução CNE/CP nº 04/2024 e o depauperamento do pensar na educação contemporânea 2025-07-10T11:17:14-03:00 Ademir Henrique Manfré ademirmanfre@yahoo.com.br <p>Este texto tem como intuito principal desenvolver uma análise crítica sobre as políticas de formação docente na atualidade, particularmente da Resolução CNE/CP n° 04/2024 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de profissionais do magistério da Educação escolar básica. Partiu-se da seguinte questão: qual concepção de formação está presente nessas DCN’s? Na tentativa de responder este questionamento, desenvolveu-se um estudo teórico bibliográfico pautado por pesquisadores que discutem a política nacional de formação de professores em um contexto sociopolítico marcado pela elevada centralização curricular. Parte-se do pressuposto de que as políticas atuais de formação de professores enfatizam uma concepção reducionista e pragmatista do fazer e do pensar pedagógico, desconsiderando-se a formação pautada pela reflexão e pela crítica. Pretende-se argumentar sobre a precarização das políticas de formação docente traduzida em Semiformação (<em>Halbildung</em>). Conclui-se que as novas Diretrizes de formação inicial docente da Educação Básica promovem a formação aligeirada e alinhada à lógica empresarial, portanto, depauperizadoras do pensamento. Como forma de resistência, utilizou-se das elaborações filosóficas adornianas numa tentativa de expor que o indivíduo, expropriado da crítica, é capturado pelas técnicas de instrumentalização do pensamento, portanto, impossibilitadoras da formação (<em>Bildung</em>) e de resistência.</p> 2025-07-09T16:56:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3399 A Formação dos profissionais da creche dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba/Paraná: Um contexto de desigualdades 2025-07-10T11:17:46-03:00 Etiane de Fatima Theodoroski etianetheodoroski@gmail.com Rubian Mara de Paula rubianpaula@yahoo.com.br <p>O artigo objetiva identificar e analisar a formação dos profissionais da creche que atuam nas redes públicas de ensino dos municípios que compõem o Primeiro Anel Metropolitano de Curitiba. Para realização da análise quantitativa recorre-se aos microdados do Censo Escolar de 2020 e, para fundamentá-la, são utilizados documentos normativos nacionais (Brasil, 1988; Brasil, 1990; Brasil, 1996; Brasil, 2009c; Brasil, 2014) e estudos relacionados: ao direito à Educação Infantil (Taporosky; Silveira, 2019; Taporosky; Silveira, 2022), às especificidades das práticas educativas (Brasil, 2009a; Brasil, 2009b; Brasil, 2017) e à formação dos profissionais (Cerisara, 2002; Côco, 2015; Côco; Vieira; Giesen, 2019; Côco, 2022). É possível identificar desigualdades na formação entre docentes e auxiliares numa mesma rede de ensino, assim como na formação desses profissionais entre os municípios analisados. Na maioria dos municípios há percentuais expressivos de auxiliares que não possuem formação específica para atuarem na Educação Infantil. Em relação aos docentes, a maioria possui formação em ensino superior (licenciatura) com pós-graduação, seguida de ensino superior (licenciatura) ou complementação pedagógica. Porém, em um dos municípios mais de um terço dos docentes não possui a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e em outros cinco municípios há um percentual menos significativo de docentes nessa mesma condição.</p> 2025-07-09T16:57:35-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3280 O Professor iniciante na modalidade EJA: A construção de estratégias de indução 2025-07-10T11:18:09-03:00 Renata Cristina Polydoro polydoro@gmail.com Maria de Fátima Ramos Andrade mfrda@uol.com.br Ana Silvia Moço Aparício anaparicio_@uol.com.br <p>O presente artigo tem como objetivo investigar, sob a ótica do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estratégias formativas são necessárias no processo de indução do professor iniciante. Com relação ao método e procedimentos pedagógicos, optamos por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico. Seguimos as seguintes etapas da pesquisa: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Cochran-Smith, Fiorentini e Crecci, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Como resultado da pesquisa, constatamos que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e nas necessidades formativas advindas da prática pedagógica.</p> 2025-07-09T16:59:12-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3289 A constituição da docência no ensino superior em enfermagem: Um mapeamento da produção científica 2025-07-10T11:09:43-03:00 Aliny Karla Alves de Freitas Lira alinyfreitas@yahoo.com.br Antônio Germano Magalhães Junior germano.junior@uece.br <p>O presente estudo tem por objetivo promover o debate acerca da constituição da docência dos professores do curso de Bacharelado em Enfermagem a partir das contribuições de pesquisas da última década. Para tal, foi realizado um mapeamento das produções que abordam a temática no âmbito do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) visando a elaboração do Estado da Questão (EQ) apoiado nos estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). A investigação é de natureza qualitativa, cuja opção metodológica se deu pela pesquisa bibliográfica e documental na perspectiva do Estado da Questão. Foram selecionadas 22 produções para composição do EQ, que evidenciaram: forte presença do estudo da temática no cenário acadêmico contemporâneo; docência como segunda opção profissional; ausência de formação específica para a docência por parte dos professores; predomínio dos saberes experienciais e específicos em detrimento dos saberes pedagógicos; educação profissional em Enfermagem como via de acesso à prática docente na área; construção do eu professor em articulação com o eu individual, mediado pelos demais atores do contexto educacional; identidade profissional docente construída de forma dinâmica e fluida ao longo da vida, no intercâmbio de duas profissões, a de enfermeiro e a de professor; além da necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a temática.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-07-09T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3489 A aula como acontecimento e arquivo da docência: Singularidades formativas 2025-07-10T11:09:44-03:00 Sebastião Kennedy Silva Soares sebastiaosilva@uft.edu.br Ana Lúcia Guedes-Pinto alguedes@mpc.com.br <p>Neste trabalho, refletimos sobre a aula como acontecimento e arquivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema “memória, narrativa e docência”. Para a fundamentação do estudo, empregamos as ideias de Assmann (2008, 2011), Bosi (2022), Candau (2016), Certeau (1994), Fontana (2001), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Portelli (2016), Ricoeur (1988, 2007), Rios (2008), Tardif (2012), dentre outros autores. A aula é um acontecimento feito no processo de (des)encontros em partilhas, palavras, esquecimentos e silenciamentos, em memórias que operam como organizadoras das percepções. Geralmente, percebemos que a aula é um momento singular a todos os envolvidos, o que impossibilita descrever sua originalidade situacional, pois, em cada temporalidade, ela assume novas configurações e retomadas de sentidos das experiências e vivências compartilhadas, ou seja, se previamente organizada e planejada pelo professor, é ressignificada e (re)inscrita nas práticas cotidianas (Certeau, 1994). Esperamos que os debates sinalizados na investigação podem operar outros mecanismos de compreensão acerca da aula como acontecimento e arquivo narrativo da docência, por ser um espaço-tempo de construção e reverberação do saber-fazer docente como operadores permanentes em construção e ressignificação.</p> 2025-07-09T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3302 O estado do conhecimento sobre a indisciplina escolar nos anos iniciais do ensino fundamental 2025-07-10T11:19:30-03:00 Cristiane Roberta dos Reis Rueffer cris.rueffer@gmail.com Cláudia Valente Cavalcante clavalente@pucgoias.edu.br <p>O presente estudo analisou a produção acadêmica sobre indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como metodologia o estado do conhecimento. Os dados foram coletados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram identificadas 10 produções nesta área. As categorias de análise incluíram tipo de produção, local de produção, sexo dos autores, conceitos, autores mais utilizados e tendências teórico-metodológicas. Os resultados revelaram uma predominância de trabalhos no nível de mestrado, realizados principalmente por autoras do sexo feminino, com destaque para o estado de São Paulo como o local de produção mais frequente. Os autores mais utilizados foram Aquino, seguido por Foucault, Estrela, Garcia e Freire. Quanto às tendências teórico-conceituais, destacaram-se abordagens que exploraram conceitos de poder, controle social, pedagogia crítica e emancipação. Esses resultados sugerem uma preocupação crescente com a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, especialmente no contexto paulista, e apontam para a relevância de autores como Aquino e Foucault na discussão acadêmica sobre o tema.</p> 2025-07-09T17:28:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3437 Elementos de relações adulto-criança na educação infantil: Uma revisão sistemática 2025-07-10T11:19:58-03:00 Leticia de Fatima Macedo Cabral judkson@gmail.com João Carlos Pereira de Moraes joaomoraes@utfpr.edu.br Gisele Brandelero Camargo gi_bcp@hotmail.com <p>Os processos participativos na Educação Infantil promovem inclusão de crianças nas tomadas de decisões escolares. Com a participação, incentiva-se uma educação democrática e de qualidade, desempenhando um papel significativo no enfrentamento das desigualdades provenientes de visões adultocêntricas. Nesse sentido, o objetivo desta revisão é o de analisar as relações entre adultos e crianças em pesquisas na área de educação/ensino, especificamente pela análise de três aspectos: a participação, a relação adulto-criança e as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento da revisão foram utilizadas as orientações de Mainardes (2009). Ao todo 21 trabalhos compõem a revisão. Estes foram publicados entre os anos 2007 e 2024. Os dados coletados foram organizados em uma tabela que demonstra os dados dos artigos utilizados e três categorias de análise: participação; relação adulto-criança; e práticas pedagógicas. Esta revisão concluiu que: a participação infantil ressalta uma abordagem democrática e holística que reconheça a criança como um ator social competente; o papel do adulto é criar um ambiente que permita à criança expressar suas intenções e interesses, havendo a necessidade de uma reformulação das práticas pedagógicas e da compreensão das crianças como agentes sociais competentes. Como conclusão, ressalta-se que colocar a criança no centro do processo de aprendizagem significa promover sua autonomia e protagonismo.</p> 2025-07-09T17:29:21-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3502 Contribuições do pensamento gramsciano para a educação das crianças 2025-07-10T11:20:29-03:00 Simone de Fátima Flach eflach@uol.com.br Maria Helena da Silva mariahelena14@hotmail.com <p>Fundamentado na filosofia da práxis, o presente texto tem por objetivo apresentar discussões a respeito da educação de crianças e da responsabilidade familiar no processo educativo, tendo como pressuposto a formação de pessoas capazes de transformar a realidade em que vivem. Para isso, a partir de pesquisa bibliográfica em escritos gramscianos em cotejamento com autores contemporâneos, o texto indica aspectos que contribuem para a formação integral da criança, tais como: disciplina, relação com a natureza e hábitos de estudo. Tais aspectos são cotejados com a responsabilidade familiar em relação ao desenvolvimento infantil, tendo em vista o compromisso com uma educação que possibilite a liberdade das futuras gerações e a construção de uma sociedade justa e igual.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-07-09T17:30:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3380 Possibilidades educativas na educação a distância: Aplicação de teorias de ensino e aprendizagem 2025-07-10T11:21:01-03:00 Valdir Lamim Guedes Junior lamimguedes@gmail.com <p>O planejamento, implementação e oferecimento de cursos de Educação a Distância (EaD) são fortemente influenciados por uma ou mais teorias de ensino e aprendizagem, o que orienta a prática pedagógica e a concepção do ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva-se analisar o impacto das teorias cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista, conectivista e de aprendizagem social no planejamento pedagógico de cursos EaD. A metodologia empregada consiste em uma revisão da literatura. A teoria cognitivo-behaviorismo enfatiza a relação entre estímulo e resposta, influenciando a concepção de atividades e avaliações. O socioconstrutivismo destaca a importância da interação social e da construção coletiva do conhecimento, impactando a dinâmica de colaboração nos cursos on-line. O conectivismo valoriza a conexão entre os participantes e a aprendizagem em rede, promovendo a autonomia e a busca por informações. Já a teoria de aprendizagem social ressalta a influência do ambiente e das interações sociais no processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação ativa dos alunos. Essas teorias desempenham um papel fundamental no planejamento de cursos EaD, orientando a seleção de estratégias pedagógicas, recursos tecnológicos e atividades que favoreçam a construção do conhecimento, a interação entre os participantes e o alcance dos objetivos educacionais.</p> 2025-07-09T17:31:51-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/3523 Para além dos números: Reflexões sobre sub-representatividade das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática 2025-07-10T11:21:25-03:00 Laeticia Rodrigues De Souza laeticia@unicamp.br <p>A escolaridade feminina no Brasil vem aumentando, especialmente no ensino superior, onde a participação feminina era de 40% em 1971, tendo atingido 56% em 2019. Apesar desse avanço, as mulheres permanecem sub-representadas nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). Diversos estudos exploram as associações e causas dessa disparidade entre homens e mulheres, incluindo estereótipos de gênero, expectativas sociais e a ausência de modelos femininos nessas áreas. O texto apresenta as explicações encontradas na literatura para esses diferenciais de gênero e discute a importância de se reduzir essas desigualdades, uma vez que as ocupações em CTEM tendem a oferecer cargos de maior prestígio e salários mais altos, sendo ainda fundamentais para o crescimento econômico. Além disso, equipes diversificadas demonstram maior eficiência, e a inclusão de mulheres pode impulsionar a inovação. Alguns números da representatividade feminina nos cursos de CTEM do Ensino Superior brasileiro revelam que embora haja uma tendência de aumento, há um longo caminho a percorrer. Entre outros destaques, o artigo mostra que a escassez de mulheres nesses campos perpetua um ciclo vicioso, desestimulando novas gerações a seguir carreiras em CTEM. Por fim, ressalta-se a necessidade de pesquisas que aprofundem a compreensão dos fatores que influenciam a escolha de carreira de mulheres nas CTEM e a importância de intervenções que promovam a equidade de gênero nessas áreas, visando não apenas a justiça social, mas também o desenvolvimento econômico do país.</p> 2025-07-09T17:33:10-03:00 ##submission.copyrightStatement##