O Ensino De Filosofia No Contexto Curricular Catarinense

  • Celso João Carminati
  • Letícia Meinert Lindner

Resumo

O presente artigo discute o lugar da disciplina filosofia no ensino médio no contexto da proposta curricular catarinense e das políticas e diretrizes nacionais voltadas ao seu ensino. Partimos da premissa histórica do debate sobre ensinar filosofia ou a filosofar, levando em conta as discussões elaboradas por consagrados filósofos alemães, como Immanuel Kant e Georg Wilhelm Friedrich Hegel, para compreender e discutir o sentido que eles atribuem ao ensino da filosofia e suas consequentes ressonâncias nos debates atuais. Apresentaremos os dados gerais da pesquisa sobre a presença dessa disciplina em escolas públicas no ensino médio catarinense, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, e discutiremos alguns aspectos relacionados à sua presença/ausência no currículo, a seus objetivos e metodologias do ensino, presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.
Publicado
2019-05-27