Interação Professor-Aluno No Ensino Fundamental: Um Panorama De Estudos Nacionais

  • Ana Priscilla Batista
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

Resumo

Sendo que a escola é um dos principais contextos sociais no qual a criança está inserida, é relevante o estudo das relações estabelecidas em tal meio, dentre elas, as interações estabelecidas entre professor e aluno. Assim, a presente pesquisa buscou obter um panorama da produção científica nacional em Programas de Pós-Graduação nos últimos anos sobre a interação professoraluno do Ensino Fundamental. Isso foi feito a partir de critérios específicos utilizados para a seleção de dissertações e teses que constam no banco de teses da CAPES. Os 35 estudos encontrados, sendo 30 dissertações e cinco teses, foram analisados quanto à perspectiva teórica utilizada, objetivos, instrumentos utilizados para avaliar tal interação e resultados obtidos. Os resultados mostram pesquisas realizadas a partir de diferentes perspectivas teóricas, com objetivos voltados para a análise de interações professor-aluno e vários aspectos envolvidos, sejam relacionados aos professores, sejam aos alunos ou ambos. A maioria das pesquisas usou mais de um instrumento e nenhuma utilizou ou teve como objetivo desenvolver um instrumento que avaliasse diretamente algumas dimensões e aspectos envolvidos na interação professor-aluno. Os resultados apontam na mesma direção da literatura sobre o assunto: melhores interações professor-aluno propiciam resultados mais positivos, em diversas áreas, para os envolvidos. Ainda, os estudos analisados demonstram diversas relações entre o comportamento do professor e o comportamento de alunos. Essa análise permitiu um panorama acerca do que vêm sendo estudado dentro de uma gama de aspectos presentes nas interações professor-aluno e aponta para a necessidade da continuidade de tais investigações, dada a complexidade e importância de tal temática.
Publicado
2019-05-27