Implicações da concentração de mídia na qualidade do jornalismo: ensaio de discussão e estudo de caso

  • Rogério Christofoletti
Palavras-chave: Jornalismo, Concentração de Mídia, Mercado, Homogeneidade, Padrões de Qualidade.

Resumo

O oligopólio no setor de comunicações é um perigo para as democracias, na medida em que reduz a oferta de uma diversidade maior de produtos e conteúdos midiáticos. Com menos opções, há acesso a menos pluralidade. Essa concentração atinge níveis de comprometimento democrático maior quando ela se estende para os conteúdos jornalísticos, naturalmente afeitos aos processos de informação e de formação da opinião pública. Ao restringir as opções de versões das narrativas da realidade, a mídia acentua uma tendência igualmente perniciosa: a padronização do noticiário. No texto a seguir, observamos como a formação de um monopólio no segmento de jornais em Santa Catarina está promovendo a padronização do noticiário e afetando a qualidade do jornalismo local.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres