Déjá vu: revivendo experiências em ambientes de realidade virtual

  • Eduardo Zilles Borba Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Zuffo Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Realidade virtual, Imersão, Mídias Digitais, Interfaces Multissensoriais, Dispositivos eletrônicos.

Resumo

Esta é uma discussão sobre o uso da Realidade Virtual (RV) como plataforma de mídia para registro e preservação de experiências com espaços, objetos, atividades e, até mesmo, pessoas. São debatidas suas potencialidades como interface multissensorial que estimula o feeling de imersão do usuário no ambiente de fluxos comunicacionais. A condução metodológica percorre referenciais teóricos sobre o uso de dispositivos de mídia como instrumentos que resguardam fatos e, consequentemente, memórias dos povos (McLUHAN, 1964; BARTHES, 1980), sobre a cultura digital (KERCKHOVE, 1995; LÉVY, 1999) e os sobre ambientes de RV (BURDEA, 2003; STEINICKE, 2016); além de aplicar observações exploratórias a dois cenários de simulação que, de alguma forma, utilizam recursos eletrônicos para preservar a noção de espaço e tempo de lugares e atividades efêmeras, nomeadamente: HMD e CAVE. Os resultados indicam que a premissa mcluhaniana – os meios de comunicação são extensões do humano – faz todo sentido em ambientes de RV devido aos estímulos multissensoriais produzidos no corpo do sujeito, fazendo-o crer que participa da experiência, num ato simbólico, porém convincente, de que revive situações passadas. Ora, um déjá vu eletrônico.

Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade de São Paulo (USP)
Doutor em Ciências da Informação (Comunicação Publicitária) pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Professor-assistente e pós-doutorando em Engenharia Eletrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Professor-convidado do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale; da Especialização em Televisão e Convergência Digital da Unisinos; e das Graduações de Pedagogia, Publicidade, Design e Relações Públicas da Faccat. Pesquisador no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP) com apoio do programa Atração de Jovens Talentos CNPq-Brasil. Também é pesquisador do Ceclico na Universidade Fernando Pessoa (Porto) e do Clepul na Universidade de Lisboa (Lisboa).
Marcelo Zuffo, Universidade de São Paulo (USP)
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos na Escola Politénica da Universidade de São Paulo (EP-USP), coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) e do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP).
Publicado
2018-01-01