Análise de representações de fluxos migratórios contemporâneos na narrativa jornalística brasileira sob a perspectiva do conceito de pânico moral

  • Samira Moratti Frazão Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gláucia de Oliveira Assis Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: Pânico moral, Fluxos migratórios contemporâneos, Racismo, História do tempo presente, Narrativa jornalística.

Resumo

A partir da análise de um caso de suspeita de ebola no Brasil em 2014, envolvendo um refugiado de origem africana, a proposta do artigo, recorte de tese em andamento, foi problematizar como o refugiado foi representado na cobertura (tele)jornalística e como se deu a construção dessa realidade. Acredita-se que a abordagem jornalística pode ter contribuído para a disseminação de um pânico moral na sociedade brasileira, desencadeando manifestações racistas e xenofóbicas nos canais pelos quais o público emite opinião em sites jornalísticos. Foram analisadas duas reportagens de um total de 68 publicadas em outubro de 2014 em sites jornalísticos brasileiros, por meio do método Análise de Conteúdo. As reportagens expuseram o refugiado como "ameaça", marginalizando-o e impactando negativamente na inserção e integração de outros imigrantes e refugiados contemporâneos.

Biografia do Autor

Samira Moratti Frazão, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Integrante do Observatório das Migrações de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC). Contato: samiramoratti@gmail.com
Gláucia de Oliveira Assis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). É professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em História e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socio-Ambiental. Participa do Grupo de Pesquisa de Relações de Gênero e Familia (LABGEF/UDESC), Observatório das Migrações de Santa Catarina e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Contato: galssis@gmail.com.
Publicado
2017-06-21