ENTREVISTA CANAVILHAS: Comunicação passa por transformações no contexto digital. Cursos de jornalismo e profissionais precisam se adaptar às novas realidades e fortalecer a formação

  • Fernanda Vasques Ferreira Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma Universidade, professora assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória - BA http://orcid.org/0000-0003-4242-0057
  • Rafiza Varão Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Comunicação pela UnB.
  • Marcelli Alves Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz). Bolsista da Fapema.

Resumo

Considerado um dos principais nomes da pesquisa em webjornalismo no circuito lusófono, João Messias Canavilhas é doutor em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha) e professor associado na Universidade de Beira Interior (Portugal). Canavilhas cunhou o conceito pirâmide deitada e definiu uma nova gramática para a produção on-line a partir do livro Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la Web. Atuante como pesquisador e professor, ele participa com regularidade de evento internacional realizado tradicionalmente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Canavilhas tem mais de sete livros publicados, como organizador ou autor principal.

Entre as considerações que fez para a Revista Interin, Canavilhas elencou quatro pontos fundamentais para a formação do jornalista no contexto atual. Além disso, o pesquisador alertou que o futuro é on-line e que quem não perceber essa realidade está “irremediavelmente fadado ao insucesso”.  

Biografia do Autor

Fernanda Vasques Ferreira, Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma Universidade, professora assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória - BA
Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma Universidade, professora assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória - BA. Integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo (UFMS).
Rafiza Varão, Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Comunicação pela UnB.
Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Comunicação pela UnB. Leciona Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto S.O.S Imprensa.
Marcelli Alves, Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz). Bolsista da Fapema.
Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz). Bolsista da Fapema. Integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo (UFMS).
Publicado
2017-07-01
Seção
Entrevista