O livro e o e-book como dispositivos: discursos tecnológicos do suporte de texto

  • André Carlos Moraes Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (PPGCOM UFRGS)
  • Ana Cláudia Gruszynski Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)

Resumo

Dentro das investigações sobre as diferenças e complementaridades entre os livros e os e-books, este artigo discute a aplicação, no contexto dos suportes textuais, do conceito de aparato conforme a acepção proposta por Matthew Fuller, que propõe a ampliação da categoria dos discursos de Michel Foucault em um contexto simbólico que inclua tecnologias como a eletrônica, em um modelo que também mobiliza proposições de Vilém Flusser e Friedrich Kittler. Discutem-se as implicações da transposição do texto impresso para o digital em um arcabouço teórico concentrado não no aspecto morfológico, mas no sistema envolvido na própria codificação do dispositivo como artefato tecnológico/cultural, o que abre uma nova dimensão simbólica, com suas próprias implicações analíticas.

Biografia do Autor

André Carlos Moraes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (PPGCOM UFRGS)
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (PPGCOM UFRGS), membro (estudante) do Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead)
Ana Cláudia Gruszynski, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)
Doutora em Comunicação Social, Professora do PPGCOM/UFRGS. Coordenadora do Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD). Pesquisadora do CNPq.
Publicado
2017-03-08