A Publicidade Para Além das Imagens: O Retorno ao Paleolítico

Alberto Klein

Resumo


Acusada, por justas razões muitas vezes, de tomar parte da culpa da poluição visual que agride as grandes cidades, a publicidade vê-se na condição de driblar o excesso de imagens, provocado por ela mesma, compondo novas estratégias de diferenciação. Assim, peças de outdoor começam a ser palco de um novo fenômeno semiótico: a linha divisória que sustentava as relações entre signo e objeto nas imagens dá lugar a um novo tipo de relação que evidencia o borramento desses limites, insinuando um retorno à condição da imagem no Paleolítico. Este trabalho analisa esse novo status semiótico da imagem publicitária a partir de duas peças: a primeira, um anúncio da Adidas que teve como cenário a fachada de um prédio em Tóquio, e a segunda, um cenário montado em um ponto de ônibus para anunciar uma empresa de loterias na Austrália.

Palavras-chave


Publicidade; Imagem; Paleolítico.

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens Universidade Tuiuti do Paraná - ISSN / 1980-5276

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