Engajamentos estéticos no novo cinema brasileiro: o ordinário e o singular em O céu sobre os ombros

  • Fernanda Ribeiro Salvo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo refletiremos sobre alguns aspectos que evidenciam a figuração da alteridade no cinema brasileiro atual, a partir do olhar que lançamos ao filme O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010). O filme aborda universos comuns à tradição do cinema brasileiro, sobretudo, por contar a estória ordinária de três moradores da periferia de uma grande cidade. Contudo, o intuito não é o de realizar uma reflexão comparativa entre os dois momentos do cinema nacional, mas, antes, identificar estratégias que os cineastas do presente vêm acionando para lidar com a complexa questão da alteridade e da figuração do outro. Para tanto, analisaremos a mise-en-scène fílmica, buscando compreender como foram empregados procedimentos estilísticos para articular temporalidade, espaço e personagens, na encenação da vida comum.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Salvo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisas Políticas da Experiência (UFMG)
Publicado
2016-06-02