Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista INTERIN?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O processo geral de atuação da revista é composto por quatro atividades principais:

A atividade “Tratar call for papers” é executada pelos editores da revista, que definem o tema de dossiês (ou aceitam sugestões de tais temas). Após a execução da atividade, é solicitada publicação do call for papers em listas de discussão da área e na página Capa da revista.

A atividade “Tratar artigos” é aquela através da qual são recepcionados os artigos submetidos por pesquisadores através da plataforma da revista (tanto em relação aos call for papers associados a dossiês quanto para textos de tema livre - a revista Interin recebe artigos em fluxo contínuo). Os artigos recebidos passam por um check-list interno para avaliar aderência aos padrões da revista e são encaminhados em seguida a pareceristas; assim, é por esta atividade que são também recebidos os artigos que passaram por correção pelos autores, conforme solicitação do corpo editorial ou de pareceristas após a realização das avaliações do conteúdo científico.

A atividade “Tratar edição” é aquela através da qual os artigos aprovados para cada edição passam por revisão ortográfica e padronização para publicação.

Finalmente, a atividade “Publicar Interin” é aquela através da qual as edições semestrais de Interin são disponibilizadas.

O cadastramento de todos os autores na plataforma da revista é fundamental para a submissão (uma vez que a plataforma é utilizada tanto para envio do artigo quanto para a publicação da revista e manutenção de backups/edições anteriores).

Uma visão geral do processo de Interin na plataforma SEER pode ser consultada em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/about/aboutThisPublishingSystem.

Em relação ao processo de avaliação por pares é importante observar que, após o processo de emissão de parecer com revisão cega, caso haja dúvidas em relação ao artigo analisado (um aceite e uma recusa), os editores de Interin designam um novo parecerista para solução do conflito.

Há que se observar ainda que nos casos de opiniões divergentes entre os editores de Interin, são consultados tanto a comissão editorial quanto a equipe técnica e, caso necessário, também o Comitê científico.

 A seguir instruções gerais para submissão de artigos:

NORMAS PARA COLABORADORES DE ACORDO COM A ABNT

CONDIÇÃO PARA SUBMISSÃO: A revista aceita apenas submissão de artigos de doutores ou doutorandos em coautoria com doutores (desde 01 de agosto de 2014).

FORMATO: Os artigos devem ter de 30.000 a 40.000 caracteres (com espaços). Os textos para submissão devem ser enviados pela plataforma da revista em formato .doc ou .docx.

IDENTIFICAÇÃO: Em função da avaliação cega, devem ser removidos os nomes dos autores, bem como deve ser eliminada toda e qualquer forma de identificação. Observe ainda que todos os autores e coautores devem estar cadastrados na revista (o que é realizado no site, como requisito para submissão). Textos aceitos para publicação serão padronizados conforme normas da revista, contendo os dados informados pelos autores na forma: [nome]. [titulação]. [instituição à qual está filiado]. [endereço eletrônico].

MARGENS: Superior 3,0 cm, esquerda 3,0 cm, inferior 3,0 cm, direita 2,0 cm.

FORMATAÇÃO: Em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento entre linhas 1,5. Citações endentadas e notas de rodapé em Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples entre as linhas.

TÍTULO E SUBTÍTULO: Na língua do texto, o título deve estar grafado em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, à margem esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O subtítulo (se houver) deve estar separado por dois-pontos (:), em minúsculas, em negrito.

TÍTULO E SUBTÍTULO EM INGLÊS: Versão do título em inglês, deve vir na linha abaixo do título em português. Deve estar grafado em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), normal (sem negrito), à margem esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O subtítulo (se houver) deve estar separado por dois-pontos (:), em minúsculas, normal (sem negrito).

ATENÇÃO:

  • Caso o idioma do artigo seja o português, a ordem dos títulos deverá ser a seguinte: título em português, em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguido na linha abaixo do título em inglês, em minúsculas, normal (sem negrito).
  • Caso o idioma do artigo seja o inglês, a ordem dos títulos deverá ser a seguinte: título em inglês, em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguido na linha abaixo do título em português, em minúsculas, normal (sem negrito).
  • Caso o idioma do artigo seja outro que não o português ou inglês (ou seja, em espanhol ou francês), obrigatoriamente a ordem dos títulos deverá ser a seguinte: título na língua do texto (espanhol ou francês), em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguido na linha abaixo do título em português, em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), normal (sem negrito), seguido na linha abaixo do título em inglês, em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), normal (sem negrito).
  • Em todos os casos, o subtítulo (se houver) deve estar separado por dois-pontos (:), em minúsculas, observando-se grafia em negrito apenas na língua do texto.

RESUMO: Deve ser separado por dois espaços simples do título. A palavra resumo deve vir grafada em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguida por dois pontos. Na linha abaixo, o resumo, na língua do texto, deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, justificado, com espaçamento simples entre linhas, contendo entre 100 e 250 palavras, observando que o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. Recomenda-se o uso de parágrafo único (NBR 6028).

PALAVRAS-CHAVE: Separadas do resumo por um espaço simples, a indicação das palavras-chave deve ser grafada em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguida por dois pontos. Na linha abaixo, devem constar de 3 a 5 palavras-chave na língua do texto, todas iniciadas em maiúsculas, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

ABSTRACT: Versão do resumo em inglês. Separada das palavras-chave por dois espaços simples, a palavra abstract deverá ser grafada em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguida por dois pontos. Na linha abaixo, o abstract deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, justificado, com espaçamento simples entre linhas, contendo entre 100 e 250 palavras.

KEYWORDS: Separadas do abstract por um espaço simples, a palavra keywords deve ser grafada em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, seguida por dois pontos. Na linha abaixo, devem constar de 3 a 5 palavras-chave em inglês, todas iniciadas em maiúsculas, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

ATENÇÃO:

  • Caso o idioma do artigo seja o português, obrigatoriamente a ordem dos resumos deverá ser a seguinte: resumo em português, palavras-chave em português, seguido do resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave em inglês (Keywords), respeitando a formatação indicada.
  • Caso o idioma do artigo seja o inglês, obrigatoriamente a ordem dos resumos deverá ser a seguinte: resumo em inglês (Abstract), palavras-chave em inglês (Keywords), seguido do resumo em português e palavras-chave em português, respeitando a formatação indicada.
  • Caso o idioma do artigo seja outro que não o português ou inglês (ou seja, em espanhol ou francês), obrigatoriamente a ordem dos resumos deverá ser a seguinte: resumo na língua do texto (em espanhol Resumen ou em francês Résumé), palavras-chave na língua do texto (em espanhol Palabras clave ou em francês Mots-clés), seguido do resumo em português, palavras-chave em português, e seguido do resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave em inglês (Keywords), todos respeitando a formatação indicada.

TEXTO: O texto do artigo deve ser formatado com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e justificado. Deve-se usar margem de 1,25 cm para o parágrafo. É geralmente dividido em seções, com introdução, desenvolvimento e considerações finais ou conclusões de acordo com o autor.  Na parte inicial do artigo, ou introdução, devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. A parte principal do artigo, ou seu desenvolvimento, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Pode-se dividir em seções e subseções (NBR6024) que variam em função da abordagem do tema e do método. Na parte final do artigo, são apresentadas conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

SEÇÕES DO TEXTO: Sua indicação deve ser grafada em texto corrido (em maiúsculas somente a primeira letra), em negrito, e alinhada à esquerda. As seções podem receber numeração (nesse caso, não inserir ponto após o número. Ex: 1 Introdução). Devem estar separadas da seção anterior (inclusive do abstract) por dois espaços 1,5. Separar o corpo do texto da indicação da seção por um espaço 1,5.

TERMOS ESTRANGEIROS: Grafados em itálico, sem aspas, sem negrito, na letra do texto.

DESTAQUES NO DECORRER DO TEXTO (PARA REFERENCIAR ALGO): Grafados em itálico, sem aspas, sem negrito, letra do texto (deve-se evitar o uso de negrito, aspas, sublinhado ou outro destaque, dando preferência ao uso do itálico quando julgar necessário destaque).

NOTA(S) DE RODAPÉ: Sua numeração é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo, não se iniciando a numeração a cada página. As notas explicativas devem vir ao final de cada página, em corpo 10, com espaço simples entre as linhas, justificado. Devem conter informações complementares ao entendimento do texto. Não devem discriminar citações bibliográficas, apenas se for alguma informação retirada da web. Nesse caso devem vir neste formato: Informação disponível em: <página>. Acesso em: [dia] [mês] [ano]. Exemplo: Informação disponível em: <http://www.google.com>. Acesso em: 30/09/2014.

CITAÇÕES: diretas curtas, até três linhas, devem vir inseridas no texto, entre aspas seguidas do nome do autor, o ano e a página. Ex: “nonononono” (SOUZA, 2012, p.167). Citações diretas longas, com mais de três linhas, devem apresentar um recuo de 4 cm, com tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e ter um espaço de 1,5 antes e depois da citação com este formato.  Citações indiretas não precisam das páginas apenas do autor e do ano. Ex: nonononono (SOUZA, 2012).

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos: Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72). Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”.

Citações diretas longas, com mais de três linhas, devem ser destacadas do texto por um espaço de 1,5 antes e depois da citação com este formato. Apresentar um recuo de 4 cm da margem esquerda. A letra deve ser em tamanho 10 e o espaçamento entre linhas simples. Não utilizar aspas.

CITAÇÕES EM OUTRO IDIOMA: citações de texto que não estejam no idioma do artigo devem ser traduzidos para o idioma do texto apresentado; o texto no idioma original pode, opcionalmente, ser apresentado como nota de rodapé

SIGLAS: Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ILUSTRAÇÕES: Usar a identificação para qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, frames, gráficos, mapas, organogramas, plantas, figuras e outros). Sua identificação deve aparecer na parte superior da ilustração, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, frame, gráfico, mapa, organograma, planta, figura ou outra), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto (NBR14724). Abaixo da ilustração, citar a fonte de obtenção da imagem (a fonte deve ser sempre mencionada, inclusive quando a elaboração for do próprio autor; se a ilustração foi obtida na internet, usar notas de rodapé para especificar a fonte). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, separada do corpo do texto por um espaço de 1,5. A designação e fonte da ilustração devem ser em tamanho 10, com espaçamento simples, e alinhadas com a ilustração, à margem esquerda.

ATENÇÃO:

  • As ilustrações inseridas no corpo do texto devem ser também enviadas separadamente, durante o ato da submissão do documento – no passo 4 do processo de submissão na plataforma da revista (documentos suplementares).

TABELAS E QUADROS: Devem ser citados no texto, inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizados conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As tabelas não são consideradas ilustrações, mas, sim, elementos demonstrativos de síntese. Recomenda-se incluir a observação “continua...” e “...continuação” nas respectivas partes, quando a tabela ocupar mais de uma página. Quando inseridas no texto, devem ser alinhadas à margem esquerda. Em suas delimitações, são usados traços horizontais para destacar o cabeçalho, bem como traço horizontal final. É facultativo o emprego de traços verticais para separação das colunas no corpo da tabela. Quadros são fechados com traços laterais, tabelas não são fechadas com traços laterais. Na parte superior deve constar a palavra tabela ou quadro, escrita em maiúscula, normal (sem negrito), seguida do número que a identifica em algarismo arábico. O título da tabela ou do quadro deve ser precedido por hífen sem ponto final, alinhado à margem esquerda do texto. Na parte inferior da tabela ou do quadro, também com alinhamento à margem esquerda do texto, deve ser indicada a fonte de onde foram extraídas as informações, precedida da palavra fonte em texto corrido (letras minúsculas, começando por uma maiúscula), e seguida da data/ano entre parênteses (a indicação completa da fonte deve vir nas referências). Citar a fonte mesmo quando a tabela for elaborada pelo próprio autor do artigo.

ATENÇÃO:

  • Tabelas e quadros inseridos no corpo do texto devem ser também enviados separadamente, durante o ato da submissão do documento – no passo 4 do processo de submissão na plataforma da revista (documentos suplementares).
  • Tabelas e quadros devem, obrigatoriamente, ser convertidos em imagem para submissão.
REFERÊNCIAS: O termo referências deve ser grafado em maiúscula, tamanho 12 e em negrito, à margem esquerda do texto, e separada por dois espaços de 1,5 do final da conclusão (não usar as palavras bibliografia nem referências bibliográficas). Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação. As referências deverão vir numa única ordem, com critério alfabético de autor, na margem do texto, espaço simples entre as linhas, alinhado à esquerda. Espaçar as referências por um espaço simples. Para os nomes dos autores, recomenda-se fortemente a utilização de nomes por extenso (ao menos em relação ao primeiro nome do autor). Do mesmo modo, pede-se evitar o uso de travessão para nomes repetidos. Para obras com mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. Todos os autores citados ou mencionados no artigo devem ser referenciados, do mesmo modo que apenasobras mencionadas ou citadas devem ser referenciadas, excluindo-se aquelas não nomeadas no texto. O destaque deve ser em negrito e seguir as recomendações da ABNT.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato DOC (desde que tenha entre 30 mil e 40 mil caracteres) conforme explicitado nas diretrizes. Não são aceitas resenhas.
  3. A formatação do texto está de acordo com as normas para colaboradores.
  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
  5. As imagens digitais – figuras, gráficos e tabelas –, além de estarem inseridas no texto deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato JPG com resolução de 300 dpi.
  6. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens.
  7. A titulação dos autores confere com a exigência da revista (doutor ou, no mínimo, doutorando assinando artigo com doutor).
  8. Todos os autores e coautores estão cadastrados na revista.
  9. Instruções detalhadas para autores (pdf)

    Template para submissão de artigo (docx)

     

 

Declaração de Direito Autoral

Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Interin permite a publicação simultânea de suas edições em sistemas de arquivamento ou repositórios institucionais.