O PNLD Campo 2016 e o Ensino de História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Tijucas do Sul

Rita de Cassia Gonçalves

Resumo


Apresenta resultados do projeto “Políticas Públicas para o Livro Didático nas Escolas do Campo da Região Metropolitana de Curitiba – PR” desenvolvido junto aos professores de nove escolas localizadas no campo no município de Tijucas do Sul entre os anos de 2015 e 2017. O PNLD Campo em 2016 apresentou pela segunda vez coleções de livros didáticos para a seleção por parte dos professores das escolas públicas de ensino fundamental localizadas no campo. Os sujeitos da investigação são os professores que participaram do processo de seleção e utilizam, a partir do ano de 2016, destes materiais. Analisa e discute, de forma teórica e empírica, como se desenvolveu todo o processo desde a seleção do material, a distribuição e recebimento nas escolas. Tece considerações sobre todo o Programa e sua efetivação nas escolas, o conteúdo apresentado nos livros e como isso afeta o processo de ensino e aprendizagem. O marco teórico das discussões sobre didática vem de Rüsen (2010, 2012, 2015), Schmidt (2010), Munakata (2012), Santos (2013).

Palavras-chave: Ensino de História. Professores. PNLD. Ensino Fundamental.


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