As Possibilidades Investigativas das Narrativas Históricas Visuais nas Pesquisas da Educação Histórica no Mato Grosso

  • Marcelo Fronza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMT

Resumo

Neste artigo busca-se diagnosticar as investigações dos professores historiadores do Grupo Pesquisador Educação Histórica: consciência histórica e narrativas visuais (GPEDUH/UFMT),que, a partir das narrativas históricas audiovisuais, tais como as histórias em quadrinhos, os games, os filmes e sites da internet como, por exemplo, o YouTube, pesquisam a consciência histórica dos jovens estudantes da Educação Básica mato-grossense. Isso leva à pressuposição de que as narrativasvisuais, como o cinema, as histórias em quadrinhos, a internet e os games e jogos com temas históricos são formas de narrar que podem expressar e desenvolver a consciência histórica desses jovens alunos da Educação Básica a partir das dimensões estética, cognitiva, política dos artefatos da cultura histórica de sua comunidade (RÜSEN, 2009). A investigação dessas narrativas históricas visuais possibilita a explicitação da competência de geração de sentido de orientação no tempo dos jovens que percebem, interpretam e se orientam no fluxo temporal entre o passado, o presente e as expectativas de futuro (RÜSEN, 2015a). Essas narrativas possibilitam que esses professores historiadores construam investigações que inventariem as ideias históricas dos jovens e seus posicionamentos políticos, estéticos, cognitivos e éticos perante os desafios que enfrentam em sua práxis vital.

Palavras-chave: Educação Histórica. Narrativas históricas visuais. Aprendizagem histórica dos jovens estudantes.

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Publicado
2018-04-16
Como Citar
FRONZA, M. As Possibilidades Investigativas das Narrativas Históricas Visuais nas Pesquisas da Educação Histórica no Mato Grosso. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 33, p. 145-166, 16 abr. 2018.