A Realização da Empatia Histórica no Ensino e Aprendizagem da História

  • Edinalva Padre Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

O presente artigo expõe uma discussão de cunho teórico acerca da empatia histórica e sua relação com o ensino e aprendizagem histórica, inserido, portanto, no âmbito da Didática da História, nesse caso específico, interessada em estudar os processos de aprendizagem e desenvolver as tarefas que lhe competem.3 O texto está organizado da seguinte forma: i) apresenta uma breve discussão sobre o conceito de empatia e empatia histórica; ii) aborda a importância do exercício da empatia histórica como uma das competências necessárias ao desenvolvimento do pensamento histórico no processo de ensino e aprendizagem da história, sendo esse ponto subdivido em dois: a) apontamento de algumas dificuldades e; b) potencialidades desse exercício; iii) tece algumas considerações acerca da importância do uso da empatia histórica para a vida prática individual e coletiva. Palavras-chave: Empatia histórica; ensino e aprendizagem de história; desenvolvimento do pensamento histórico.

Biografia do Autor

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Professora de Metodologia e Prática do Ensino de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Educação. Membro doLaboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH/DH/UESB).

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Publicado
2018-04-16
Como Citar
AGUIAR, E. A Realização da Empatia Histórica no Ensino e Aprendizagem da História. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 33, p. 109-124, 16 abr. 2018.