A constituição do campo investigativo da filosofia da educação: um balanço dos 20 anos do GT-Filosofia da Educação da ANPEd

  • Antônio Joaquim Severino Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo.

Resumo

O artigo acompanha e descreve a atividade do GT-Filosofia da Educação, da ANPED analisando sua contribuição para a constituição do campo disciplinar específico da área. Após resgatar o balanço já feito da produção acumulada do Grupo, busca demonstrar como essa produção realiza os requisitos necessários para a constituição do campo disciplinar específico da Filosofia da Educação e debate os desafios ainda postos à  área, argumentando quetais desafios se concentram na implementação da exigência da teoria para se pensar a educação. A área disciplinar é proposta então a ser constituída como abordagem simultaneamente epistemológica, axiológica e antropológica da educação como prática historicossocial.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Campo disciplinar. Formação humana. Teoria em Educação. GT-Filosofia da Educação. Pesquisa Educacional.

Biografia do Autor

Antônio Joaquim Severino, Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo.
Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira.

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Publicado
2018-03-05
Como Citar
SEVERINO, A. A constituição do campo investigativo da filosofia da educação: um balanço dos 20 anos do GT-Filosofia da Educação da ANPEd. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 21- 42, 5 mar. 2018.