A constituição do campo investigativo da filosofia da educação: um balanço dos 20 anos do GT-Filosofia da Educação da ANPEd

Antônio Joaquim Severino

Resumo


O artigo acompanha e descreve a atividade do GT-Filosofia da Educação, da ANPED analisando sua contribuição para a constituição do campo disciplinar específico da área. Após resgatar o balanço já feito da produção acumulada do Grupo, busca demonstrar como essa produção realiza os requisitos necessários para a constituição do campo disciplinar específico da Filosofia da Educação e debate os desafios ainda postos à  área, argumentando quetais desafios se concentram na implementação da exigência da teoria para se pensar a educação. A área disciplinar é proposta então a ser constituída como abordagem simultaneamente epistemológica, axiológica e antropológica da educação como prática historicossocial.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Campo disciplinar. Formação humana. Teoria em Educação. GT-Filosofia da Educação. Pesquisa Educacional.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, M. Betânia B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Belo Horizonte, UFMG, 1997.(Dissertação de mestrado).

ALBUQUERQUE, M. Betânia. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdo e ausência de identidade. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC. Florianópolis, 16 (29):45-63. jan./

jul 1998.

ALBUQUERQUE, M. Betânia; DIAS, A. S. Quinze anos da Filosofia da Educação na Anped: balanços e desafios. Revista Diálogo Educacional. Curitiba: PUCPR, v. 12, n. 35, p 233-252. jan./abr 2012.

ALBUQUERQUE, M. Betânia; OLIVEIRA, Ivanilde N.; SANTIAGO, Joelciléa de L. A. Filosofia da Educação: produção intelectual, identidade e ensino a partir da Anped. Belém: EDUEPA, 2005.

BHASKAR, R. The possibility of naturalism. Brighton: The Harverster, 1979.

______. Scientific realism and human emancipation. Londres: Verso,1986.

______. Reclaiming reality: a critical introduction to contemporary philosophy. Londres: Verso, 1993.

______. A realist theory of science. Londres: Verso, 1997.

DALBOSCO, Claudio A. Educação, reificação e conhecimento. In.: Trabalhos GT-17, 31ª. Reunião Anual Anped. Caxambu, 2010. [Disponível em www.anped.org.br ]

______. Por uma filosofia da educação transformada. In.: Trabalhos GT-17, 31ª. Reunião Anual Anped Caxambu, 2009. [Disponível em www.anped.org.br ]

GALLO, Sílvio D. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. Eccos-Revista Científica. São Paulo: Uninove, v. 9, n. 2, p. 262-284. jul./dez 2007.

______. O que é filosofia da educação? Anotações a partir de Deleuze. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC. Florianópolis, v. 18, n. 34, p. 49-68. jan./jul 2000.

GARCIA, Carlos M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GENRO, M. Elly H. A Filosofia da Educação na busca da autonomia intelectual dos educadores. Porto Alegre, PUC-RS, 1992. (Dissertação de Mestrado).

GUARDE, Silvio. São Paulo: Concepções teóricas e práticas pedagógicas: elementos para discussão de sua identidade. Centro Universitário Salesiano, 1998. (Dissertação de mestrado).

KOHAN, Walter O. Filosofia de la educación: a la busca de nuevos sentidos. Educação e Filosofia. Uberlândia: UFU, v. 12, n. 24, p. 91-121, jul./dez.

MARINHO, Cristiane M. Filosofia e educação no Brasil: da identidade à diferença. São Paulo: Loyola, 2014.

MAZZOTTI, Tarso B. Filosofia da Educação: uma outra filosofia? Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. UFSC. Florianópolis, v. 17(32):15-32. jul/dez. 1999.

MAZZOTTI, Tarso. Filosofia da Educação: uma outra filosofia. In: GHIRALDELLI Jr. Paulo. (org.) O que é filosofia da educação? 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 185-204.

MORAES, M. Célia M. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho- PT. CEEP.14 (1). p. 07-25. 2001.

MORAES, M. Célia M. “A teoria tem consequências”: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 30, n. 107, p.585-607, maio/agos. 2009.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 7a ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2002.

NORRIS, C. What´s wrong with postmodernism: critical theory and the end of Philosophy. Hampstead: Harvester/Wheatsheaf, 1996.

PAGNI, Pedro. Filosofia da Educação no Brasil: uma particular experiência do pensar na educação? Trabalho apresentado no I Congresso da ALFE. Campinas, 2011 a.

PAGNI, Pedro. Entre a modernidade educacional e o modernismo: um ensaio sobre a possibilidade de uma Filosofia da Educação como arte de superfície. In: ALMEIDA, Cleide R. S. de; LORIERI, Marcos A.; SEVERINO, Antonio J.

(orgs.) Perspectivas da filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2011 b. p. 150-166.

PAGNI, Pedro; DALBOSCO, Cláudio A. As produções do GT-17 da ANPEd e o seu papel para o desenvolvimento da Filosofia da Educação no Brasil. [Disponível em: http://www.anped.org.br/grupos-de-trabalho-comite-cientifico/grupos-detrabalho/grupos-de-trabalho/gt17 ]. Acesso em 17 de agosto de 2014.

SEVERINO, Antônio J, A Filosofia da Educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr. Paulo. (org.) O que é filosofia da educação? 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 265-326.

SEVERINO, Antônio J., A compreensão filosófica do educar e a construção da Filosofia da Educação. In: Rocha, Dorothy. Filosofia da Educação: diferentes abordagens. Campinas: Papirus, 2004. p. 09-36.

SEVERINO, Antônio J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d´Água, 2001.

THOMPSON, E. The poverty of theory and others essays. London: Merlin, 1978.

THOMPSON, E. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio: Zahar, 1981.

TOMAZETTI, Elizete M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí:Unijuí, 2003.

VIEIRA, Marilene M. Filosofia da Educação na formação do pedagogo: discurso da autonomia e fabricação da heteronomia. São Paulo: FEUSP, 2010. (Tese

de doutorado).

VIEIRA, Marilene de M. A filosofia da educação na formação do pedagogo. In: CALDERANO, M. da Assunção e LOPES, Paulo R. C. (orgs.). Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas.

Juiz de Fora: EDUFJF, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL