Relações Étnico-Raciais no Brasil

  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Resumo

O livro Relações étnico-raciais e a educação no Brasil faz parte da série Seminários, da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil, publicado em parceria entre a Mazza Edições e o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022. Este projeto, iniciado em 2007, articula ações de ensino, pesquisa e extensão e enfrenta o desafio de pensar o Brasil, pautando questões polêmicas no campo educacional2.

 

Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2000), graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e atua junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, junto ao curso de especialização em educação profissional com habilitação para docência e junto ao no curso de licenciatura em computação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação católica, profissão docente, formação docente, metodologia de pesquisa, associativismo e práticas de ensino.

Referências

FONSECA, Marcus Vinícius. População negra e educação: o perfil racial das
escolas mineiras no século XIX. Belo Horizonte: Mazza edições, 2009. (Série
Estudos Históricos - Coleção Pensar a Educação, Pensar o Brasil).
Publicado
2017-05-26
Como Citar
LEON, A. Relações Étnico-Raciais no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 291-294, 26 maio 2017.