Era Uma Vez: A Contação de Histórias Como Ação Humanizadora no Hemocentro

  • Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil
  • Lucas Tagliari da Silva Universidade Estadual de Maringá- UEM- Brasil
  • Marcos Antonio dos Santos Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil

Resumo

A contação de histórias é um dos recursos utilizados pelos seres humanos para reproduzirem a cultura e reinventá-la possibilitando a humanização por meio do imaginário e da fantasia. Este estudo trata de experiências vivenciadas no Hemocentro Regional de Maringá - PR com pacientes que
possuem doenças do sangue (hemofilia, talassemia, anemia falciforme) e seus familiares que participam dos momentos de atendimento médico especializado com objetivo de garantir a profilaxia aos usuários. As ações fazem parte do Projeto de Extensão: “Arte, Brincadeiras e Literatura: Educação Social em Saúde”. O objetivo deste estudo é de compreender a contação de histórias como uma ação humanizadora e promotora da leitura junto a pacientes e seus familiares no ambiente ambulatorial do hemocentro.
A metodologia consiste em um estudo bibliográfico sobre a contação de histórias e as doenças do sangue, e a pesquisa ação como base para a atuação. O Projeto tem contribuído para o desenvolvimento social, cognitivo, e pedagógico das crianças e adolescentes, tendo em vista que os mesmos
eles têm apresentado uma maior desenvoltura desde o início do projeto, não apenas com os participantes do Projeto, mas também nas relações estabelecidas com toda a equipe de profissionais do Hemocentro.

Biografia do Autor

Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Fecilcam (1999). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Paraná - Fecilcam (2006). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá(2015). Atua como Contadora de Histórias. Atualmente é professora do Município de Campo Mourão e da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campo Mourão. Na Universidade Estadual de Maringá participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social em Saúde e do Grupo de Pesquisa Infância, Adolescência e Juventude. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Pesquisa sobre Infância, Literatura e Educação Infantil.
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005).Atuou doze anos como docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998-2010) e também trabalhou cinco anos no Programa de Pós Graduação em Educação desta Universidade (2005-2010). Neste programa, foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social. Também foi docente da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2010-2012). É professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá UEM do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Hospitalar, Educação em diferentes contextos e Educação Infantil Atualmente trabalha como professora do DTP - UEM na área de Didática . Trabalhou durante um ano como Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil - CEI - da Universidade Estadual de Maringá UEM. Na UEM é lider o Grupo de Estudos Educação Social em Saúde e participa do Grupo de Pesquisa Infância, Adolescência e Juventude coordenado pela Profa. Dra. Verônica Muller.
Lucas Tagliari da Silva, Universidade Estadual de Maringá- UEM- Brasil
Possui Formação Docente pelo Colégio Estadual Cecília Meireles (2008), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2014), Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação - UEM, orientado pela Profª Drª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social em Saúde, também coordenado pela Profª Drª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Participou do Projeto de Extensão "Leituras ao Vento" (2015), Participante do Projeto de Extensão "Brincadeiras com meninos e meninas de/e nas ruas" (2015), Participante do Projeto de Extensão "Artes, Brincadeiras, Literatura. Educação Social em Saúde" (2015) Membro do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (2015)
Marcos Antonio dos Santos, Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil
Universidade Estadual de Maringá – UEM – Brasil

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

BELINKY, T. O caso do bolinho. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.

BORGES, M. A. Criação e implantação de um serviço pedagógico ambulatorial para portadores de doenças crônicas do sangue um relato de experiência. 1996. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas,1996.

BRASIL. Federação Brasileira de Hemofilia. 2015. Disponível em:. Acesso em:18/02/2016.

BUSATTO, C. Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. 7ª.ed.Petrópolis, RJ, Vozes, 2011.

CANDIDO, A. O direito à literatura. in: CANDIDO, A. Vários escritos. 3ªed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COELHO, N.N. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2000.

GRUPO GRAPHO COMUNICAÇÕES, A primeira roupinha. Casas Pernambucanas. 1985.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. Versão 1.0. 1 [CD-ROM]. 2001.

JESUS, C. J. S. Talassemia. Minuto Biomedicina. 2015. Disponível em:. Acesso em: 18/02/2016.

MORAES, F. Contar histórias: a arte de brincar com as palavras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, M. E.; ZAMPIERI, M.F.M.; BRÜGGEMANN, O.M. A melodia da humanização: reflexões sobre o cuidado no processo de nascimento. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.

OLIVEIRA, L. S. Brincar(es) na infância: possibilidades no contexto da doença falciforme e da Hemofilia. 2010. 123 f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Juíz de Fora, Faculdade de Educação, Minas Gerais, 2010.

PAULA, E.A.M.T. de. Identidades profissionais e cenários educativos de professores e educadores em diferentes contextos. In: _ ; FALCO, A. M.C. (org.) Educação e processos não escolares. Maringá: Eduem, 2012.

______. Poesias sobre crianças em enfermarias. 1ª ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2015

ROCHA, R. Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

SILVA, M.B.C. Contar histórias uma arte sem idade. 7ªed. São Paulo: editora Ática, 1997.

VENDRAME, E. C. D. S. Da história contada ao sujeito de contação: como me fiz contadora de histórias... 2015. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987.

______. Psicologia pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed,
2003.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
VENDRAME, E.; DE PAULA, E. M.; DA SILVA, L.; DOS SANTOS, M. Era Uma Vez: A Contação de Histórias Como Ação Humanizadora no Hemocentro. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 176-190, 2 jun. 2017.