Identidade Social de Raça e Gênero em Sala de Aula e o Papel do Professor Enquanto Educador Social

Keila de Oliveira, Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo


Este artigo tem por objetivo uma breve reflexão acerca de estudos sobre
questões voltadas ao tema da identidade social de raça e de gênero e suas
implicações nas salas de aula. Traz também uma abordagem no que se refere
ao comprometimento do professor enquanto parte do processo de formação
de identidades, e seu papel enquanto educador social, principalmente no
que se refere a identidade(s) de raça e de gênero, tema que está em alta na
nossa sociedade. A pergunta que se encontra respondida no artigo é: Quais
são as perspectivas de abordar identidades sociais de raça e de gênero em
sala de aula e o papel do professor? Para essas reflexões serão considerados
autores como Domingues (2005), Gomes (2005), Hall (2011), Ferreira (2011, 2012, 2014) e Ribas Machado (2014), entre outros autores. As questões abordadas visam contribuir para que os docentes possam refletir como podem, enquanto professores, intervir positivamente para discutir sobre essas questões em sala de aula de maneira responsável. Desta forma é necessário perceber a necessidade de abordar o assunto de maneira esclarecedora, buscando garantir que as diferenças sejam respeitadas, visando construir uma sociedade plural, mas que se posicione intransigentemente em prol de igualdade de direitos.


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