A Formação do Educador Social sob a Perspectiva da Educação Integral

Elizeli Faustinone de Souza, Humberto Silvano Herrera Contreras

Resumo


A profissão de educador social consiste em um trabalho socioeducativo para
a emancipação e transformação dos sujeitos que se encontram em situação
de risco e vulnerabilidade social. Diante de tal complexidade, esta atuação
requer uma formação sólida e específica e, por ser o Ensino Médio a formação
básica requerida para o ingresso nesta função, temos como problema de
pesquisa a seguinte pergunta: Qual o tipo de formação necessária para o efetivo exercício de uma prática socioeducativa de qualidade e emancipatória
do educador social na política de Assistência Social? Assim, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o papel e a formação necessária para este profissional. Apresenta inicialmente uma breve caracterização da Educação Social, bem como das funções e competências do educador social. A partir daí, elaborou-se uma proposta de formação específica para esses profissionais, sob a perspectiva da Educação Integral. Dessa forma, oportunizam-se reflexões sobre a importância e a emergente necessidade
da proposta de um curso de formação integral para os educadores sociais
com objetivo de valorização desses profissionais e qualificação na oferta de
serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.


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