O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMMR Como Origem dos (AS) Educadores - Educadoras Sociais Brasileiros (As)

  • Érico Ribas Machado UEPG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Resumo

Este texto resulta de pesquisa realizada a partir do método historiográfico para alcançar o objetivo de investigar como a Educação Social - Pedagogia Social vem sendo compreendida e organizada no contexto brasileiro. As fontes para o estudo foram constituídas pela bibliografia especializada, pela legislação educacional e pela produção acadêmica sobre o tema. As reflexões apontam para a intrínseca relação histórica com as discussões da Educação Popular e Movimentos Sociais no país. Foi possível identificar que a origem dos Educadores Sociais brasileiros é relacionada ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR. A reflexão proposta permite compreender a necessidade do contexto atual de regulamentar a referida profissão e ratifica os argumentos que defendem o Ensino Superior como nível mínimo de formação do Educador Social no Brasil.

Biografia do Autor

Érico Ribas Machado, UEPG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Membro da Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo na área - Estado, Educação e Sociedade, em 2014, com bolsa CNPq, com período de estágio na UNED-Madrid-Espanha, com bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2010, com bolsa CNPq. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR em 2007.

Referências

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

_______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº5346/2009. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponível em: .

______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº328/2015. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponível em: .

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WNDERLEY, M. B.; BÓGUS, L.; YAZBEK, M. C. Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 2000. p.17 – 50.

ENES. Encontros Nacionais de Educação Social. Belo Horizonte: Dinâmica
Gráfica e Editora, 2007. O Movimento Nacional de Meninos... - Érico Ribas Machado 38 Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 12, n. 30, p.21-38 jan./abr. 2017.

Disponível em
MAGER, et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011.

MÜLLER, Veronica. R.; RODRIGUEZ, Patricia. C. Reflexões de quem navega na educação social: uma viagem com crianças e adolescentes. Maringá: Clichetec, 2002.

PETRUS, Antonio. (Org.). Pedagogia Social. Espanha: Ariel, 1997.
RIBAS MACHADO, Érico. A constituição da Pedagogia Social no contexto
educacional brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, 2010.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
MACHADO, ÉRICO. O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMMR Como Origem dos (AS) Educadores - Educadoras Sociais Brasileiros (As). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 21-38, 2 jun. 2017.