Arte e educação: observações a partir de escritos de Walter Benjamin

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar alguns aspectos da relação entre arte e educação em alguns escritos de Walter Benjamin. O ensaio aborda a experiência estética no contexto da situação histórica e política de 1935-1938 na Europa. Salienta a função pedagógica da arte, basicamente o cinema, que tem na estética da distração a formação das massas. A produção estética na era da reprodutibilidade técnica tem um aspecto político importante no aprendizado.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Desde a década de 80 dedica-se ao estudo dos escritos de Antonio Gramsci. Paralelamente tem pesquisado, desde 1992, a filosofia de Walter Benjamin. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Docente de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005, nas disciplinas de Filosofia Política e Estética. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando junto ao Mestrado e Doutorado em Educação. Membro do NESEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia - UFPR. Membro do Conselho Nacional da International Gramsci Society - IGS-Brasil. Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas: Critica Marxista e Germinal.Membro do Conselho Editorial da Editora Mercado de Letras. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin.

Referências

BAUDELAIRE. Charles. O pintor da vida moderna. In: BAUDELAIRE, C. Obras
estéticas – filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Ultimi Scritti. Milano: Feltrinelli, 1995.
BENJAMIN, Walter. Benjamin –Sociologia. São Paulo: Ática, 1985a.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II Rua de Mão única. São Paulo:
Brasiliense, l987.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. São
Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São
Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed.UFMG, São Paulo: Imprensa
Oficial, 2009.
FRISBY, David. Frammenti di modernita. Bologna: Il Mulino, 1992).
PESSOA, Fernando. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: José
Aguilar Ed. 1972.
WOLIN, Richard. Walter Benjamin an Aesthetic of Redemption. Un. California
Press, 1994.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
SCHLESENER, A. Arte e educação: observações a partir de escritos de Walter Benjamin. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 29, p. 121-134, 19 dez. 2016.