O Ensino de História Local na Formação da Consciência Histórica: um Estudo com alunos do Ensino Fundamental

  • Marlene Cainelli Universidade Estadual de Londrina
  • Flávio Batista dos Santos Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti

Resumo

Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005) pretende-se neste artigo expor as analises que fizemos com o objetivo de investigar a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná- la à vida prática de cada um. O presente trabalho se constitui em um estudo com alunos do ensino fundamental, anos finais, objetivando responder a uma questão fundamental dentro do ensino de história que é a relevância e a significância histórica nos conteúdos trabalhados pelos professores para a vida prática desses estudantes. Nesse sentido, analisaremos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustente uma interpretação do seu cotidiano. Temos como hipótese que o trabalho do professor possibilita a produção de narrativas, as quais permitem verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes, além disso, promove atividades que visam o domínio da temporalidade e do espaço. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizou-se de questionários com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes.

Biografia do Autor

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação histórica, saberes escolares e saberes docentes. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado em História. Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica. (Paraná- São Paulo - 1998 - 2014) com financiamento do Cnpq(2015-2017).Líder do grupo de pesquisa História e Ensino desde 1994. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História e ensino de História. Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Paraná((2009) e Pós doutora em Educação Histórica pela Universidade do Minho em Portugal (2013).Coordenadora do PIBID/História da Universidade Estadual de Londrina 2014/2017.Coordenadora do PDE/ História/UEL 2014/2017
Flávio Batista dos Santos, Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (1998), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (2008), graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013). Pós graduação em Ensino de História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1999), pós graduação em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná. Professor da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2016-11-10
Como Citar
CAINELLI, M.; SANTOS, F. O Ensino de História Local na Formação da Consciência Histórica: um Estudo com alunos do Ensino Fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 21, p. 158-174, 10 nov. 2016.