Editorial

  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Iêda Viana Universidade Tuiuti do Paraná
  • Rita de Cassia Gonçalves Pacheco dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor-pesquisador do PPGEd da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica e Educação; crítica da modernidade e Educação; Epistemologia da Educação.
Iêda Viana, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Paraná (1995). Atualmente atua como professor e pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e nos cursos de graduação em História e Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História e historiografia da educação; Fundamentos de prática pedagógica; Memória e gestão documental; Instituições, intelectuais e cultura escolar; Ensino de História; Arquivos e fontes escolares.
Rita de Cassia Gonçalves Pacheco dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná
Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação desde 2014, trabalhando as disciplinas "Políticas Públicas em Educação", "Políticas Educacionais para o Livro Didático" e "Prática de Pesquisa LP PPGED" - Políticas. No curso de Pedagogia - UTP trabalha as disciplinas "Currículo da Educação Básica", "Metodologia da Pesquisa: Produção Científica" e "Políticas Públicas e Projeto Pedagógico". Editora dos Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Revista do Programa de Pós Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UTP (ISSN 2175-2613). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013), área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia com a tese: "A SIGNIFICÂNCIA DO PASSADO PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA". Possui mestrado em Educação pela PPGE/UFPR (2001) sendo bolsista CAPES e graduação em História pela UFPR (1995) sendo bolsista PET/CAPES e Prolicen/UFPR. Pesquisadora ligada ao grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" - UTP, ao Laboratório ded Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP.
Publicado
2017-05-26
Como Citar
AMARAL FILHO, F.; VIANA, I.; PACHECO DOS SANTOS, R. DE C. Editorial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 11-12, 26 maio 2017.