O Mundo do Trabalho: Modificações, Consequências e Novas Exigências para o Trabalho

  • Debora Daracelli Braga de Almeida Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e as exigências da indústria para o perfil do trabalhador de novo tipo. Procurou-se enfocar a crise do sistema capitalista e suas especificidades, bem como apresentar o processo de globalização, a reestruturação produtiva e as novas formas de organização do trabalho e as conseqüências dessas mudanças para o conteúdo do trabalho e para o trabalhador. Além disso, aborda-se a implantação do toyotismo e seus efeitos no mundo do trabalho e o surgimento da periferia da força de trabalho. E, por fim, buscou-se apresentar as exigências da indústria para o perfil do trabalhador, desde as concepções da qualificação e das competências decorrentes das mudanças do mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Debora Daracelli Braga de Almeida Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrado em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN - 2012/2014). Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Três Lagoas-MS. Participa do Grupo de Estudos Nucleados do Trabalho e Educação - GENTE, coordenado pelo Prof. Dr. Hajime Takeuchi Nozaki, no qual participou do Projeto de Pesquisa intitulado Análise das estratégias de qualificação dos trabalhadores para a chegada do novo complexo de fábricas em Três Lagoas/MS entre os anos de 2007 e 2009, na condição de bolsista de Iniciação Científica entre os anos de 2007/2008, com o plano de trabalho intitulado A chegada da fábrica e as ações das instituições de qualificação dos trabalhadores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fábrica, trabalho, trabalho e educação.

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Publicado
2016-12-19
Como Citar
MENDONÇA, D. O Mundo do Trabalho: Modificações, Consequências e Novas Exigências para o Trabalho. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 28, p. 226-250, 19 dez. 2016.