Políticas Educacionais e Diversidade: Modos de Implantação Junto às Escolas de Educação Básica

  • Mariângela Bairros Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este texto tem por objetivo retomar o debate sobre a implantação de políticas públicas educacionais junto às escolas de educação básica, bem como refletir acerca da maneira como são implantados programas e ações governamentais no campo da diversidade. Enfoca as práticas e políticas públicas relacionadas à diversidade defendendo que o processo de sua implantação acaba por institucionalizar a promoção de um esvaziamento de conteúdo e de significação discursiva. Nesta perspectiva, o artigo está estruturado em três seções: primeiramente realizamos uma análise conceitual sobre as políticas públicas, na segunda discutimos os programas e ações governamentais relativos à diversidade, e, por último, abordamos a relação destas políticas com o trabalho de gestores e docentes no cotidiano da escola. Concluímos na perspectiva da reflexão das práticas discursivas e da contaminação da práxis educativa por um conteúdo impregnado pela apologia da diversidade em detrimento do esvaziamento da diferença de forma efetiva.

Biografia do Autor

Mariângela Bairros, Universidade Federal de Pelotas
Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Ciência Política pela UFRGS. Entre 2010 e 2015 professora na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Editora da revista Cadernos de Educação (Qualis A2/Capes) entre 2013 e 2014. Diretora da Editora, Gráfica e Livraria da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014. Integrou o Grupo de Pesquisa, Currículo e Gestão de Políticas Educativas da FaE/UFPEL, desenvolvendo pesquisa sobre Políticas Públicas Educacionais na rede pública de Pelotas e Região. Membro do CONSUN - Conselho Universitário da UFPel e Representante do MEC junto ao Conselho Diretor - CONDIR em 2013 e 2014. Professora substituta na UFRGS ( 2008-2009). Professora do curso Escola de Gestores MEC/UFRGS (2010/2011). Consultora do MEC no apoio a elaboração de diagnóstico e PAR em municípios do RS e análise do PAR dos estados do Maranhão e Tocantins (2007/2008). Professora das disciplinas Tópicos Especiais e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar, no Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, desenvolvido em 2007, dentro do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assessora na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre de 1993 a 2004, trabalhando com o MOVA - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, Politicas Publicas Educacionais e Gestão Democrática. Possui graduação e especialização em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras.
Denise Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas
Denise Marcos Bussoletti concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) . É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas onde exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Publicou mais de 80 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui 13 livros e 20 capítulos de livros publicados como autora/organizadora/co-autora. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais, identidade social, memória e narrativas populares.

Referências

BHABHA, Homi. Local da Cultura. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1998.
BOTO Carlota. A Educação Escolar como direito Humano de Três gerações:
Identidades e Universalismos. Educação e Sociedade. Campinas, Cedes,
Volume 26. N. 92, p. 777-798, 2005.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: Um debate conceitual e reflexões referentes
à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas
Públicas. IPEA, Brasília, n. 21. Junho de 2000.
LAHERA, Eugenio. Del dicho al hecho: ¿cómo implementar las políticas? Revista
del CLAD Reforma y Democracia. Caracas. No. 35. Jun. 2006.
LINDBLOM, Charles. The Science of Through. Public administration revew
19. P. 78-88. 1959.
MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição
para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas,
v. 27, n. 94, p. 47-69, jan.-abr.2006.
MOREIRA, Antônio Flávio (org.) Currículo: questões atuais. São Paulo, Papirus,
1997.
RUA, Maria das Graças. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. In:
Maria das Graças Rua; Maria I. V. de Carvalho (orgs.). O estudo da política:
tópicos selecionados. Brasília: Paralelo 15, p. 231-260. 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3ª edição.
Porto alegre, Artmed. 2000
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto
Alegre, ano 8, n. 16, julho/dezembro, p. 20-45. 2006.
Publicado
2017-05-19
Como Citar
BAIRROS, M.; BUSSOLETTI, D. Políticas Educacionais e Diversidade: Modos de Implantação Junto às Escolas de Educação Básica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 25, p. 140-151, 19 maio 2017.