Educação Física escolar: (re)vendo os pressupostos e a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental

  • Flavia Fiorante Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Regina Simões
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Cassiano Ferreira Inforsato UNESP/ FCLAR

Resumo

A década de 80, no Brasil, foi um período marcado por transformações na Educação Física Escolar, relacionadas com o surgimento de novas tendências pedagógicas para a área. Analisar se estas tendências refletiram ou não na prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física do 1º ao 5º ano de escolas estaduais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, é o objetivo. A metodologia proposta foi de abordagem qualitativa, tendo como recurso metodológico a observação das aulas. O universo inicial era de nove escolas e nove professores, mas ao estabelecer critérios, o número foi reduzido para quatro escolas estaduais e quatro professores. Ao observar as aulas, identificamos que três tendências incidiram de forma significativa na prática pedagógica dos professores pesquisados, predominando indícios de um trabalho desenvolvimentista, sendo que apenas um dos professores ampliou em sua ação prática, atitudes crítico-superadora e construtivista. O estudo nos levou a refletir que não há uma ou outra tendência que é elucidada, mas é possível ações conjuntas visando contribuir para a ação pedagógica do professor.

Biografia do Autor

Flavia Fiorante, Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É Doutora em Educação Escolar pela UNESP-FCLAR. É professora das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, prática pedagógica, educação física escolar, ludicidade e criança.
Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Possui Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). É professora assistente-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". É integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX e tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares.
Cassiano Ferreira Inforsato, UNESP/ FCLAR
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é aluno do programa de pós graduação- Doutorado em Educação Escolar- UNESP/ FCLAR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, escola, formação profissional, esportes coletivos (basquete e futebol) , esportes individuais (lutas e Ginástica Artística) e educação física escolar.

Referências

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Publicado
2017-05-13
Como Citar
FIORANTE, F.; SIMÕES, R.; MUZZETI, L.; INFORSATO, C. Educação Física escolar: (re)vendo os pressupostos e a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 400-419, 13 maio 2017.